Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Kurumin, para mim, o começo de tudo

Faz alguns anos, cansado dos problemas com o Windows e preocupado com as questões éticas e ideológicas que envolviam o uso do software da M$, resolvi me arriscar no mundo linux. Conversando com um amigo, também um fanático por tecnologia de informação, obtive dele as primeiras observações acerca de software livre e ambos resolvemos testar em nossos computadores a viabilidade de tais sistemas. Escolhemos de início o Kurumin, apontado em sítios especializados em informática como um sistema para iniciantes, tanto pela facilidade de uso, quanto pelo fato de estar, todo ele, configurado em português.
Para mim foi uma grande descoberta, abriram-se novos horizontes, através do Kurumin pude não só aprender sobre o ambiente Linux, como também aprimorar o que já sabia sobre o Windows. Hoje, em minha casa utilizo dois computadores em rede, tendo passado por várias distribuições, por enquanto, passeio pelo Fedora, mas já visitei o Suse e o Ubuntu. Ainda faltam outras, que pretendo experimentar mais adiante como a Mandriva, o Debian e, quem sabe o retorno ao próprio Kurumin. Mas certamente não consigo esquecer o dia que aquele pequenino índio abriu aquela janela e me possibilitou ampliar as portas da percepção.
Agradeço, por isso, ao seu criador Carlos Morimoto, pela viagem experimentada.
A seguir postamos um artigo sobre a última versão estável do Kurumin.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/kurumin/

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.