Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Evento "Circulando" promove cultura feita pelos moradores do Complexo do Alemão

O Morro do Alemão recebe no dia 1º de Setembro, a partir das 14h, o “2º Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela”. Promovido pelo grupo Raízes em Movimento, o evento bimestral estabelece a comunicação de idéias e interesses culturais entre moradores da comunidade, visitantes e os próprios organizadores do evento. “A proposta do Núcleo com o II Circulando é ampliar o que já fizemos no primeiro: potencializar a comunicação na favela e contribuir para que os discursos aqui elaborados se façam mais presentes no restante da cidade”, detalha o coordenador do Raízes, Alan Brum.

Mostrando que as favelas são locais de criação e criatividade, enquanto estimula seus moradores a exibir suas criações, o Circulando já traz no próprio nome seu mote: fazer com que as pessoas circulem pela comunidade e percebam com outros olhos o que acontece dentro da comunidade, conhecendo os que ali circulam e fazendo-se conhecidos. A parte da manhã será tomada por apresentações de trabalho de grafite, enquanto à tarde acontecem oficinas (origami, desenho, meio ambiente e fotografia artesanal), apresentações artísticas, uma exposição com fotos de Sadraque Santos e Rodrigues Moura, ambos formados pela Escola Popular de Comunicação Crítica, e uma exibição do CineClube Sem Tela, projeto da ONG Observatório de Favelas.

A proposta cultural é de autoria dos 20 integrantes do Grupo de Comunicação Crítica do Alemão, formado por moradores do lugar integrantes do Grupo Sociocultural Raízes em Movimento e da Escola Popular de Comunicação Crítica, do Observatório de Favelas. Depois de produzirem trabalhos em diferentes linguagens de comunicação, o grupo agora pretende exibir o resultado e angariar novos interessados. “Estamos abrindo espaço para que a comunidade participe e se sinta estimulada a também produzir”, finaliza Alan.

SERVIÇO:

2º Circulando - Comunicação e Diálogo na favela

1º de Setembro
Horário: 9 horas início dos grafites
14 horas, início das demais atividades
Avenidade Central - Complexo do Alemão - Rio de Janeiro-RJ
Referência: A Avenida Central faz esquina com a Avenida Itararé (Ramos), na altura do Posto de Saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) do Complexo do Alemão

Retirado do site do Afroreggae:
http://www.afroreggae.org.br/
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.