Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Nossa luta contra a proibição ao funcionamento dos pré-vestibulares comunitários no Rio de Janeiro

Recebi este email do professor Robson Leite acerca da petição (www.petitiononline.com/160572) contra a proibição da Prefeitura do Rio de Janeiro ao funcionamento dos pré-vestibulares comunitários nas Escolas Públicas Municipais. Nele ele nos põe a par do andamento jurídico da ação pública contra a proibição e da manifestação a ser realizada em 21/11/2007, quando será feito o julgamento pelo TJ e do pedido de liminar. Segue abaixo a íntegra do email:

Querido amigo e companheiro de sonhos, lutas e caminhadas,

Em primeiro lugar, gostaríamos imensamente de agradecer o seu carinho e a sua confiança em assinar a nossa petição (www.petitiononline.com/160572) contra a proibição da Prefeitura do Rio de Janeiro ao funcionamento dos pré-vestibulares comunitários nas Escolas Públicas Municipais. O nosso objetivo com esse e-mail é informá-lo do andamento da luta judicial que está sendo travada fazendo, assim, uma prestação de contas a você que deixou o seu e-mail público ou disponível para o autor desta petição. Tentaremos mandar um pequeno boletim mensal (não mais do que uma vez por mês) informando dos desdobramentos e das conquistas dessa luta que é de todos aqueles que sonham com uma sociedade mais justa, mais fraterna e menos desigual.

Na quarta-feira passada, dia 26/09, eu e o Professor Hélder Vale estivemos no Ministério Público Estadual em reunião com a Promotora Patrícia Vilela a fim de realizarmos a entrega do abaixo-assinado e o acompanhamento dos próximos passos relativos a nossa luta contra essa lamentável Proibição. A reunião, segundo a nossa avaliação, foi excelente. A Promotora está realmente engajada nesta ação, como é de se esperar, chegando a mostrar considerável indignação com a lamentável proibição e teimosia da Prefeitura. Ela ingressará com a Ação Civil Pública no dia 21 de Novembro no Tribunal de Justiça. Em função disso e de acordo com o que decidimos na reunião do Fórum Permanente de Pré-Vestibulares Comunitários do Rio de Janeiro, nós realizaremos uma aula pública em frente ao TJ do Rio de Janeiro neste dia da entrega da Ação no Tribunal. PRECISAMOS COLOCAR, NO MÍNIMO, 200 PESSOAS NA RUA NESTA MANIFESTAÇÃO! É a parte que nos cabe nesta luta! Neste dia (21 de novembro) será feito o julgamento pelo TJ da nossa ação e do pedido de liminar. COM ISSO, PODEREMOS TER SUCESSO JÁ NO PRÓPRIO DIA 21, CASO OS DESEMBARGADORES JULGUEM PROCEDENTE O PEDIDO DE LIMINAR DA PROMOTORA. Precisaremos estar lá as 9:30 h da manhã para que os Desembargadores percebam a nossa presença. Vamos articular o maior número possível de movimentos populares e simpatizantes a nossa causa para essa manifestação. Inclusive, vocês que assinaram e repassaram o abaixo-assinado são nossos convidados de primeira hora para participarem desta aula pública. A manifestação será pacífica e terá por objetivo chamar a atenção dos desembargadores para essa importante causa em prol dos pobres e excluídos do ensino superior com a proibição.

Os abaixo-assinados ainda poderão ser coletados até o dia 31 de outubro, quando serão “apensados” na Ação Civil Pública. Inclusive, PODEMOS E DEVEMOS DIVULGAR O MÁXIMO POSSÍVEL O ABAIXO-ASSINADO ON-LINE. Pedimos a você que assinou a petição que repasse esse e-mail solicitando aos seus amigos, que por acaso ainda não assinaram, para fazê-lo. Se cada um de vocês conseguir mais uma pessoa para assinar conseguiremos dobrar o número de assinaturas! Temos até o dia 31 de outubro para isso!

(Segue o sítio da Internet para coleta de assinaturas: http://www.petitiononline.com/160572)

Saíram duas reportagens na imprensa essa semana (uma no Extra e outra no O Globo) sobre essa entrega dos Abaixo-Assinados ao Ministério Público falando, inclusive, da Ação Civil Pública que está sendo preparada pela Promotora de Justiça.

Pessoal, o segredo da nossa vitória está diretamente relacionado com a nossa capacidade de articulação. Quanto mais núcleos, pessoas e movimentos engajarmos nessa luta e, consequentemente, nesta manifestação, maiores serão as chances de vencermos! Essa vitória só depende de nós. É a luta, conforme dizia Olga Benário em seus últimos dias de vida, do bom, do justo e do melhor dos mundos!

Vamos juntos, sempre juntos. Vamos vencer!

Um forte abraço,

Professor Robson Campos Leite

21-8227-7777

Você já assinou o abaixo-assinado contra a Proibição do Prefeito?

Acesse já o site e repasse aos seus amigos:

http://www.petitiononline.com/160572

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.