Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Abdias do Nascimento, a principal liderança negra viva


Nascido em Franca, cidade localizada no estado de São Paulo, em 14 de março de 1914, Abdias do Nascimento é a maior liderança negra viva. Com uma trajetória ímpar na história do Brasil recente, ninguém como ele soube defender tão bem os direitos e interesses da população negra em nosso país e denunciar o racismo que assola a nossa sociedade. Com uma vida erguida em múltiplas possibilidades é ator, pintor, escultor, economista e professor, sendo após o exílio, deputado federal, senador pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), além de ter recebido inúmeras honrarias e prêmios e, em todos esses caminhos trilhados, sempre esteve presente na sua voz o grito contra a exclusão e marginalização da população negra aqui e mundo afora.
Neste mês de novembro, que vem se transformando, ano a ano, no mês da consciência negra deixo aqui registrada a minha homenagem a esta grande personalidade negra exemplo de luta para todos que vislumbram um mundo mais justo, socialista, e, por conseguinte, melhor.

"Ao espelho te vejo negrinho
Te reconheço garoto negro
Vivemos a mesma infância
A melancolia partilhada do teu profundo olhar
Era a senha e a contra senha
Identificando nosso destino
Confraria dos humilhados
A povoar de terna lembrança
Esta minha evocação de Franca."

Publico aqui uma postagem com uma entrevista ao site Portalafro:
http://www.portalafro.com.br/entrevistas/abdias/internet/abdias.htm
Publico também o link para seu site,onde podemos ver detalhes de sua vida
http://www.abdias.com.br/index.htm

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.