Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Convite para mobilização de docentes negros e negras

Companheiras e Companheiros

Este convite é para materializarmos a idéia de mobilização em torno de professores e professoras negros e negras em torno de entidades representativas que apoiem ações
afirmativas no campo do magistério tais como as cotas, a lei 10639/03 e a absorção de docentes negros e negras no magistério da rede privada do município do Rio de Janeiro e Região.
A idéia da mobilização começa por um convite para participarem da criação da seção estadual da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN_RJ) e também compor o quadro de associados do Sinpro-Rio.
A ABPN_RJ deve ser fundada no Rio, com diretoria provisória. A proposta é fazermos uma reunião para leitura de estatuto (provisório), e fundá-la com diretoria provisória que deverá organizar as atividades de mobilização e ocupação de espaços no ano de 2008, ano em que completamos 120 anos de abolição INCONCLUSA. Neste ato de fundação associamos professores e pesquisadores negros e negras e sindicalizamos professores e professoras negros e negras, pois entendemos que há pouca representatividade deste segmento da população no magistério da rede privada, setor que vem em crescente expansão, principalmente no ensino superior, onde negros e negras são sub-representados nos seus quadros docentes.
Para associar-se à ABPN_RJ basta autodeclarar-se negro/negra e trabalhar em programas ou projetos de ensino, pesquisa ou extensão; ser professora de 1º segmento de Ensino Fundamental ou ter diploma de graduação ou pós-graduação. Para filiar-se ao Sinpro-Rio é necessário ser professor/professora de QUALQUER rede de ensino, de qualquer segmento.
É importante para termos alguma representatividade conseguirmos 100 (cem) professores(as), pesquisadores(as). Nosso prazo é curto se quisermos nos fazer representar como entidade no 5º COPENE (Congresso de Pesquisadores Negros) que será em Goiás/2008, (2ºsemestre).
É recomendável que esta ação proposta ocorra no dia 11 de dezembro. Temos que nos apressar.
O segundo passo será listar nome e contatos de companheiros e companheiras
que possam caminhar conosco e convidá-los para reunião, proponho dia 11, pois já tenho até espaço reservado.
Aguardo resposta URGENTE, confirmando a presença ou apresentando outras sugestões.
REPASSEM!

AfroAbraços. AXÉ!!!



Glorya Ramos
Diretora do Departamento de Educação e Cultura
Escola do Professor
tel: 21 3262-3440 / 3262-3431
cel: 21 9484-2741
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.