Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Almirante Negro agora é Herói da Pátria

Perto de completar um século, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1810 no Rio de Janeiro, João Cândido Felisberto, terá seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto de iniciativa do senador Paulo Paim já passou pelo Senado, faltando apenas a aprovação da Câmara dos Deputados.
"O movimento liderado por João Cândido era contrário à punição física a marinheiros por meio de chibatadas, conforme previa o regimento da força naval de guerra, e foi deflagrado após a morte de um marinheiro negro que recebeu cerca de 200 açoites. A revolta acabou vitoriosa e o governo brasileiro extinguiu essa modalidade de punição na Marinha."
A notícia foi publicada no link: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=88004&intIdEdicao=1351 do jornal Gazeta do Sul.
Para quem quiser conhecer com mais profundidade a saga de João Cândido basta ler o livro: A Revolta da Chibata, de Edgar Morel.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.