Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Ong Médicos Sem Fronteiras já está atuando no Complexo do Alemão

Há alguns dias quem passa em frente a Rua Canitár, no bairro de Inhaúma, no Rio de janeiro, uma das entradas do Complexo do Alemão, já pode ver indicações sobre a presença no local da Ong internacional Médicos Sem Fronteiras com informações sobre horário de atendimento e localização do posto de atendimento.
É sempre bom lembrar que a referida Ong "atua tanto em contextos emergenciais – como epidemias, catástrofes naturais e conflitos –, como em contextos estáveis onde a exclusão social ocasiona o sofrimento de milhares de pessoas."
A Ong também reconhece a péssima distribuição de renda, uma das piores do mundo, como a causa principal da violência vivida no Brasil, e, em particular, no Rio de Janeiro. Desde 1993 a Ong vinha monitorando e analisando a situação crítica estabelecida na cidade e pretendendo instalar seus postos nas regiões mais perigosas.
Como medida de segurança todos os 400 profissionais que participam do projeto passaram por oficinas de capacitação para atuação em áreas de vulnerabilidade social e suas condutas serão norteadas por um manual elaborado a partir de experiências relatadas pelos profissionais das Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Não posso deixar de fazer uma pequena observação: A que ponto nós chegamos! Será que esta burguesia egoista, racista e insana não se vê instada pelas circunstâncias a dividir, um pouco que seja, a riqueza que acumulou explorando o nosso suor?
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.