Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Pesquisa realizada pelo Observatório das Favelas mostra a trajetória de jovens inseridos no tráfico de drogas no Rio de Janeiro

Trata-se de um trabalho muito rico e interessante sobre o cotidiano dos jovens envolvidos com o narcotráfico no Rio de Janeiro. Além de apresentar caminhos que possibilitem amenizar o problema, já que cerca de 73% dos jovens envolvidos gostariam de encontrar uma "solução de vida" diferente.

Realizada com 230 jovens em 34 comunidades populares, a pesquisa "Trajetória social de jovens inseridos no tráfico de drogas no Rio de Janeiro" atingiu todas as áreas da cidade, teve início em junho de 2004 e em sua primeira fase aplicou um questionário com 94 questões relativas às relações dos adolescentes e jovens com a rede do tráfico de drogas. Numa segunda fase, foram feitas novas perguntas para atualizar os dados. Ao longo de 2005 foram realizados encontros mais informais e teve sua última atualização em abril e maio de 2006.

Ao final da pesquisa, foi possível verificar que um percentual considerável dos entrevistados (quase 40%) já se afastou da rede de forma voluntária, o que indica a relevância de trabalhar na construção de alternativas para os que saem do tráfico.

Nessa perspectiva, o Observatório de Favelas apresenta proposições para um programa de redução da violência letal, objetivando articulação política para maior participação do poder público, da sociedade civil e da população em geral nas questões da segurança pública. Outras medidas são criar mecanismos de monitoramento que subsidiem ações de enfrentamento e prevenção da violência letal e elaboração e execução de metodologias de intervenção direta para a melhoria das condições de cidadania das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Para acessar a pesquisa, vá ao link:
http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/acervo/publicacoes.php
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.