Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

51% das universidades estaduais adotam ações afirmativas

Reportagem a Folha de São Paulo de hoje realizada pelo repórter Antônio Gois demonstra como estão se ampliando em instituições públicas as ações afirmativas, seja com cotas para negros ou não.

"Mais da metade das universidades estaduais e 42% das federais adotam algum tipo de ação afirmativa no Brasil.
Um levantamento feito pelo Laboratório de Políticas Públicas da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) mostra que 51 instituições públicas oferecem, por meio de cotas ou de bonificação no vestibular, vantagens a alunos negros, pobres, de escola pública, deficientes ou indígenas.
Das 51 instituições, 18 são universidades estaduais. Elas representam 51% do total de 35 mantidas por Estados no Brasil. Das 53 universidades federais, 22 têm ações afirmativas.
Além de universidades (instituições com mais autonomia e exigência de investimento em pesquisa), há também na lista faculdades, centros universitários e Cefets."
Para leitura completa da matéria acesse o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u361070.shtml
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.