Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 18 de março de 2008

Após sete anos, Maria da Penha (Lei Maria da Penha) é indenizada

Entrevista de Maria da Penha Maia Fernandes, a mulher pela promulgação da lei que leva o seu nome e que está inibindo a agressão masculina às mulheres, a repórter Tatiana Merlino do BrasildeFato.

Fortaleza, Ceará, ano de 1983. Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica, com pós-graduação, sofre duas tentativas de assassinato de seu marido, o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveiros. Na primeira, deu um tiro, e Maria da Penha ficou paraplégica. Na segunda, tentou eletrocutá-la. Na ocasião, ela tinha 38 anos e três filhas, entre 6 e 2 anos de idade.
A investigação começou em junho do mesmo ano, mas a denúncia só foi apresentada ao Ministério Público Estadual em setembro de 1984. Oito anos depois, o ex-marido foi condenado a 19 anos de prisão, mas usou de recursos jurídicos para protelar o cumprimento da pena.
Mais detalhes no link:
http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/apos-sete-anos-maria-da-penha-e-indenizada
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.