Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 16 de março de 2008

As verdadeiras razões para usarmos Linux

Encontrei este artigo no blog do Wordpress, com quem já estou flertando e só não tive a coragem de tomar a decisão definitiva. Enfim para quem quiser conhecer o PELENEGRA em versão livre é só teclar www.pelenegra.wordpress.com. Bem como ia dizendo encontrei o artigo abaixo no link: http://antoniofonseca.wordpress.com/2008/03/15/a-verdadeira-razao-para-usarmos-linux/ e o achei tão representativo do pensamento da comunidade Gnu/Linux que resolvi reproduzi-lo na íntegra. Espero que vocês gostem como eu gostei.

Nós dizemos as pessoas que usamos Linux porque é seguro. Porque é livre, ou talvez porque ele customizável. Quem sabe porque é grátis, ou porque tem um excelente suporte da comunidade…

Mas tudo isso é apenas bobagem de marketing. Nós dizemos isso aos que não são usuários de Linux simplesmente porque eles não entenderiam a verdadeira razão. E quando repetimos muito todos esses falsos motivos, nós somos quse levados que a acreditar neles também.

Ora, bem lá no fundo a verdadeira razão continua sendo mesmo:

Nós usamos Linux porque é divertido!

É divertido poder mexer no seu sistema. É divertido modificar todas as configurações, quebrar o sistemas e então precisar entrar no modo de recuperação só para consertá-lo. É divertido ter a disposição centenas de distribuições para escolher. É divertido usar a linha de comando.

Deixe-me dizer isso novamente. É divertido usar a linha de comando.

E não me admira aqueles que não são usuários do Linux não saberem disso.

O negócio é o seguinte, nós que somos fãs do Linux, usamos o sistema para o nosso próprio prazer. Ok, nós gostamos de ser produtivos. Sim, nós gostamos de ficar seguros contra vírus. Sim, nós gostamos de enconomizar uma boa grana. Mas estes são apenas os benefícios secundários. O que gostamos realmente é de poder brincar com o sistema, de fuçar em tudo e descobrir coisas completamente insuspeitas e ainda assim totalmente fascinantes sobre ele.

Por três razões fundamentais o Linux é tão divertido:

1. Linux proporciona controle total

Você já tentou encerrar um processo no Windows e o sistema simplesmente não permitiu? Já tentou excluir um arquivo - e não conseguiu? Mesmo você possuindo os direitos de administrador?

Linux permite que você faça qualquer coisa. Esse é principal benefício de sempre se logar como usuário comum. Se você logar como root o sistema assume que você sabe exatamente o que está fazendo. Assim que você se torna o root, tudo é permitido.

2. Linux não está amplamente disseminado

Aqui está um paradoxo. Nós sempre reclamamos que o Linux poderia ser mais amplamente utilizado. Mas aqui está uma das razões porque nós usamos esse sistema. Ele nos dá uma sensação de que somos especiais. É mais ou menos como se fôssemos “melhores do que a massa ignorante”.

Se o Linux torna-se completamente disseminado, nós provavelmente mudaremos para alguma outra coisa. Ou no mínimo desenvolveremos alguma distro obscura e somente nós a usaremos. Porque - precisamos encarar - nós queremos nos sentir especiais.

3. Linux é livre (como em liberdade/discurso)

Temos acesso ao código fonte de todas as nossas aplicações. Se desejarmos saber como determinada parte do sistema funciona, isso é possível. É algo que nos permite ajustar e brincar com todo o sistema. Nós realmente a-do-ra-mos mexer em nossos sistemas.

Mas é claro que não podemos simplesmente dizer para todo mundo que usamos Linux porque é divertido - certamente seríamos jogados em algum sanatório para loucos mais rápido do que você pode falar “inconformadamentedesestabilizadores”. Por isso tantas afirmações falsas, porém plausíveis, sobre o porquê de usarmos Linux.

Só que bem lá no fundo, todos nós sabemos qual é a verdadeira razão.

Então talvez, apenas talvez, da próxima vez que alguém me perguntar por que eu uso Linux… vou abrir um enorme sorriso e responder: “Porque usar Linux é divertido!”

Um bom final de semana para todos!

Tradução Livre do texto: The REAL reason we use Linux (An Amazing Mind)

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.