Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Big Linux + Edubuntu - Uma Excelente Alternativa Livre para as Escolas

Cada vez mais o Linux vem sendo utilizado no setor de educação, como uma solução flexível (permite diversas personalizações e adaptações) e o custo nulo com licenças, tanto em colégios, programas de inclusão digital, etc. Mas, um dos grandes questionamentos é: como transformar ou fazer para instalar um ótimo ambiente educacional baseado em Linux?

Pensando nisso, o usuário "Filipo da Silva Tardim" publicou no site Viva o Linux um artigo interessante chamado "Big Linux + Edubuntu - Uma Excelente Alternativa Livre para as Escolas". Dê uma olhada na descrição:

"Venho com esse artigo compartilhar algumas soluções de software educacional livre, de modo que os professores ou quem quer que tenha interesse, possa ter uma espécie de "guia de referência" para a instalação e utilização de softwares livres voltados à educação."" E um trecho (introdução):

"Sou professor de Informática numa escola pública e há algum tempo venho procurando uma alternativa livre aos softwares proprietários presentes no mercado, uma vez que estes gerariam um custo muito elevado para o Laboratório, tanto com licenças do Sistema Operacional Windows e do pacote Office, quanto para a compra de outros softwares, além do fato das máquinas já serem um pouco defasadas e não suportarem softwares mais atuais, necessitando assim a princípio um investimento em hardware, não em softwares, sendo que nem a primeira conseguimos dar conta.

Depois de um período de experiência pessoal, em contato com vários Sistemas Linux (Ubuntu, Fedora, Kurumin, etc) e após instalar vários programas e ambientes gráficos (KDE, Gnome, etc), considerei o Big Linux como sendo o Sistema Operacional ideal para a grande maioria dos professores que não possuem tempo para estudar o Linux a fundo e conhecer seus recursos avançados. "
Maiores informações nos links:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-04/4816076A.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8114

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.