Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Concurso DOCTV IV: DOCTV abre inscrições para realização de 57 documentários

Foram abertas no dia 27 de maio, e vão até o dia 11 de julho, as inscrições para o concurso DOCTV IV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, que selecionará 35 projetos de documentários em todo o Brasil, destinando a cada um a verba de R$ 110 mil. Além disso, versões regionais do projeto, as chamadas Carteiras Especiais, devem somar verba para 22 produções, totalizando 57 filmes para serem exibidos a partir de 2009.
O programa, que faz a ponte entre a televisão pública e a produção independente, é promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, TV Cultura e TV Brasil. Além disso, alguns estados criaram parcerias regionais entre as emissoras de TV, o poder público e a iniciativa privada, gerando as Carteiras Especiais, com verbas extras que possibilitam a realização de mais produções.
Durante a cerimônia de lançamento da quarta edição do projeto, em São Paulo, um dos pontos mais discutidos foi a necessidade de estendê-lo a TVs abertas comerciais. Paulo Markun, Presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), assinalou que "o DOCTV não cria uma indústria. Essa indústria só vai surgir quando todas as redes de TV aberta enxergarem a necessidade de se envolver nesse projeto". Markun também destacou sua preocupação em aumentar a produção audiovisual voltada para novas mídias.
Na mesma cerimônia, Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do MinC disse que a SAV pretende desenvolver o modelo do DOCTV no campo da animação e da ficção, e divulgou desdobramentos do projeto, como o DOCTV Ibero-América e os programas em fase de implantação: DOCTV México, DOCTV Colômbia, DOCTV Cinergia (América Central) e DOCTV CPLP (Comunidade dos Países de língua Portuguesa).
Os 35 documentários garantidos pelo DOCTV IV serão distribuídos da seguinte forma pelas unidades federativas: um projeto de documentário em RR, AP, AM, AC, RO, TO, MA, PI, RN, PB, PE, AL, SE, DF, GO, MT, MS, ES e SC; e dois projetos no PA, CE, BA, MG, RJ, SP, PR e RS. Todos os documentários selecionados nos concursos serão co-produzidos pelas TVs Públicas para serem exibidos, em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009.
Com verba oriunda principalmente do FNC (Fundo Nacional de Cultura), o programa se propõe a formar profissionais de documentários, e para isso realiza três oficinas com os autores dos projetos selecionados, abrangendo diferentes fases da produção: primeiro, acontece uma "Oficina para Desenvolvimento de Projetos", seguida pela "Oficina de Desenho Criativo de Produção", e, após a produção dos documentários, os realizadores participam da "Oficina de Distribuição e Difusão".
Em São Paulo
No estado de São Paulo, antes do final do prazo de inscrição, haverá uma Oficina para Formatação de Projetos com 30 vagas, a serem preenchidas por meio de sorteio, com procedimento ainda não divulgado. O estado terá o maior número de produções, com sete filmes na Carteira Especial, totalizando nove documentários. O regulamento do concurso paulista do DOCTV IV está disponível no site www.tvcultura.com.br/doctv.
Cronograma DOCTV IV
27 de maio de 2008 - Lançamento dos concursos com inscrições até 11 de julho de 2008
5 de junho a 5 de julho de 2008 - Oficinas para Formatação de Projetos nos Estados
15 de agosto de 2008 - Anúncio público dos 35 vencedores
7 a 12 de setembro de 2008 - Oficina para Desenvolvimento de Projetos
28 de setembro a 3 de outubro de 2008 - Oficina de Desenho Criativo de Produção
4 de outubro de 2008 a 1 de abril de 2009 - Produção dos 35 documentários (180 dias)
16 a 18 de fevereiro de 2009 - Oficina de Distribuição e Difusão
23 a 29 de maio de 2009 - Eventos de Lançamento da Série (Nacional e Estaduais)
29 de maio de 2009 - estréia em rede pública da série DOCTV IV

Matéria retirada do link:
www.culturaemercado.com.br/post/doctv-iv-abre-inscricoes-para-realizacao-de-57-documentarios
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.