Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Inscrições para o curso: "Aspectos da Cultura Negro-Africana na Música Brasileira"

Aulas gratuitas começam em 7 de julho de 2008 no Centro Cultural Municipal José Bonifácio

Estão abertas as inscrições para o curso "Aspectos da Cultura Negro-Africana na Música Brasileira", ministrado por Leonardo Sá, pianista, compositor, pesquisador e coordenador educacional da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2002 e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Escola de Música Villa-Lobos.

O curso será dividido em oito encontros, às segundas-feiras (entre 7 de julho e 1º de setembro), das 19h às 21h, no Centro Cultural Municipal José Bonifácio, equipamento da Secretaria Municipal das Culturas.

Nestas aulas gratuitas, o professor fará uma reflexão sobre as características da expressão musical brasileira de origem negro-africana mediante a observação de algumas manifestações presentes no cotidiano do Rio de Janeiro.

Constam no programa temas como a expressão sonora como manifestação de linguagem e a sua dimensão antropológica; a lógica musical segundo os diferentes sistemas culturais; Música e músicas da África e na África; a inserção histórica do homem africano no contexto sócio-histórico- cultural brasileiro; sistemas musicais no Brasil; percepção e imaginação musical negro-afro-brasilei ras; parâmetros musicais e paradigmas culturais e exclusão e apropriação na criação artística no Brasil.

A oferta de uma série de cursos voltados ao universo do negro coroa um conjunto de ações integradas da Prefeitura do Rio que objetiva perceber sua importância como patrono da cultura brasileira e aprofundam a questão de sua influência na definição da identidade brasileira. "A criação de um calendário acadêmico no escopo das ações do Centro de Referência da Cultura Negra do Rio de Janeiro, situado no José Bonifácio, demonstra a seriedade com que a Prefeitura do Rio quer tratar a questão da valoração do negro na formação de nossa sociedade", ressalta a diretora de Projetos de Arte e Cultura do município, Roberta Alencastro. Sob este guarda-chuva estão ainda "O refluxo da diáspora", pelo antropólogo e fotógrafo Milton Guran - já em andamento e com turma esgotada - e uma série sobre os fazeres do carnaval em parceria com a Universidade Estácio de Sá.

O calendário prevê, ainda, mais três cursos livres:

1. "Arte, África e Brasil", com Roberto Conduru

2. "Literatura Afro-Brasileira", com Fernanda Felisberto

3. "Culto à Ifá", com o Babalaô Nigeriano Afixe

Os interessados devem se inscrever no Centro Cultural Municipal José Bonifácio
Rua Pedro Ernesto 80, na Gamboa, Rio de Janeiro, RJ, de segunda a sexta-feira,
das 10h às 18 horas
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.