Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sábado, 19 de julho de 2008

Blogs da liberdade

Este ano resolvi iniciar na Escola Municipal Ceará, no Rio de Janeiro, próxima ao Complexo do Alemão, onde a grande maioria dos meus alunos moram, um projeto que além de incluir os conteúdos tradicionais, no meu caso Geografia, também pudesse iniciá-los nos horizontes da tecnologia da informação. Assim nasceram os blogs da liberdade, neste projeto que está sendo cumprido em duas etapas, inicialmente pedimos que pesquisassem sobre os efeitos positivos da globalização, o papel das multinacionais no mundo atual e as novas tecnologias produzidas nos mais variados campos científicos. Neste sentido cabe agradecer aos sites: "Inovação Tecnológica", de onde a maior parte do material acerca as novidades tecnológicas foi retirado e ao Wikipedia. Num segundo momento procuramos analisar os efeitos indesejáveis da globalização, não que ela seja responsáves por eles, mas ela colabora para amplificá-los. Daí nasceram blogs a respeito do aquecimento global, racismo e xenofobia, violência urbana, desemprego, consumo exagerado, etc.
É digno de nota que, projetos como este não poderiam ser realizados se a Lei Azeredo for aprovada, uma vez que este documento impede o uso livre e compartilhado da produção cultural. Como um entusiasta da cultura livre e da inteligência coletiva eu pergunto. Será justo impedir os jovens, sobretudo os mais pobres, de acessar conteúdos, trabalhá-los, transformá-los ou reconstruí-los? Pois, foi isto que pude apreender do trabalho que estamos realizando.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.