Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Curso: Conflitos árabe-israelenses: alianças e dissensões no Centro Cultural Octávio Brandão

CENTRO CULTURAL OCTAVIO BRANDÃO

Professor: Ramez Philippe Maalouf (mestrando em Geopolítica – USP e especialista em História das Relações Internacionais – UERJ).


Objetivos:
Introduzir o grande público à História e à Geopolítica do conflito árabe-israelense, ressaltando a contemporaneidade do litígio.
Compreender as alianças e dissensões resultantes dos interesses locais, regionais e internacionais operantes no Oriente Médio, do final do séc. XVIII aos dias atuais.
Contribuir para o debate das questões relevantes acerca do contencioso árabe-palestino, de suas perspectivas presentes e prospectivas a curto e médio-prazo.

Ementa:
Anti-semitismo, nacionalismos árabe, palestino e judeu no Império Turco-Otomano; Petróleo, Mandato franco-britânico e Primeira Grande Guerra; Palestina; rebelião e partilha; Segunda Guerra Mundial; Fundação de Israel; Limpeza étnica judaico-palestina; Guerras de expansão, Contra-ofensivas e Tratados de Paz; Guerra Civil Libanesa; Invasão do Líbano; Guerras do Golfo; Intifadas Palestinas; Acordos de Oslo; Prática de Guerra e Discurso de Paz.

Aulas aos sábados: 2; 9; 16 e 23 de Agosto.
Horário: 9 às 13 hs.

Carga horária: 16 horas

Custo: R$ 60,00 (Sócios do CCOB tem desconto de 20%)
Vagas: 20

Inscrições: Enviar email para o CCOB, contendo nome, endereço, telefone e confirmando a data do depósito identifiado no Banco do Brasil, C/C 34398-6, Ag. 0249-6, CENTRO CULTURAL OCTAVIO BRANDÃO, até o dia 01/08/2008.
Obs. Levar recibo do depósito no primeiro dia de aula.


Programação:
Geografia política e geopolítica do Oriente Médio Otomano no séc. XIX. Interesses coloniais em confronto. Origens dos nacionalismos árabe e judeu: das ideologias ao embate político e militar. Queda do Império Otomano e ascensão do mandato franco-britânico: da declaração de Balfour à Rebelião Palestina (1917-39).
Fundação de Israel: expulsão de judeus e palestinos: das alianças árabe-israelenses à Nakba (Catástrofe) palestina. Expansão e refluxo israelense no Oriente Próximo (1956-79): os refugiados palestinos entre as Guerra de Suez (1956) e dos Seis Dias (1967) aos Acordos de Camp David (1979).
Expansão e refluxo israelense no Oriente Próximo (1982-93): da balcanização do Líbano e a I Intifada (1987) aos Acordos de Oslo (1993-95).
Ambigüidades dos Tratados de Paz jordano-israelense e a política de guerra (1994-2008): da Operação Acerto de Contas (1993) à Intifada de Al-Aqsa (2000-8). Israel e o mundo árabe nos discursos religioso e secular de árabes e judeus: do conceito à práxis dos movimentos israelense e palestinos. Conclusão e debate.
Endereço: Rua Miguel Ângelo, 120, esquina com Domingos Magalhães, próximo ao Metrô de Maria da Graça, em frente a fábrica da GE. Ônibus, 625; 679; 662; 661; 474.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.