Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 22 de março de 2009

O desabafo de uma professora, dirigido ao senhor governador Sérgio Cabral

Publicamos aqui o triste desabafo de uma professora que esperou através dele, convencer ao governador Sérgio Cabral, que muito melhor do que "constriur presídios de segurança máxima" seria erigir "sistemas educaionais de educação máxima"

"Caros amigos,

Preciso compartilhar com vocês este momento cruel que está se perpetuando no meu exercicio profissional.
Cabe um esclarecimento para o email anexo: participei de um evento no qual encontrei o excelentíssimo governador.
Resolvi abordá-lo para revelar a condição da instituição de ensino onde exerço minha sofrida docência.
Ele realmente me ouviu, embora de uma maneira irônica e quase desatenta e teve a desfaçatez de enaltecer ter sido ele o responsável pelo único aumento concedido aos professores na última década. Entre outras desnecessárias figuras da retórica.
Ao final de meu relato apresentou-me a um senhor que estava na comitiva para solucionar as cabíveis providências do meu pesadelo.
Precavidamente busquei o nome, cargo e lotação deste senhor. (Prof. Antônio V. Neto Tel. 22993793)
Enviei inúmeras vezes o meu apelo para obter uma solução.
Não recebendo sequer uma resposta cusando o recebimento.
Resolvi então em medida extrema procurá-lo em seu local de trabalho. (Rua da Ajuda, 5, Secretaria de Educação)
Quanta decepção!!! Foi apenas uma encenação o encontro com excelentíssimo governador!!!!!!!
Busquei outras pessoas na Secretaria de Educação, relatei todo o abandono que se encontra o estabelecimento em que trabalho. (Prof. Jade, Tel. 22293802, Eng. Mauro Floret Tel. 22293652 e Cel 8596 ..... dentre outros.)
Deixei com um dos responsáveis pela manutenção material do prédio que leciono uma cópia do e-mail que lhes submeto à apreciação.
Não me pergunte para quê???? Já sabemos a resposta......
Gostaria muito que os filhos do excelentíssimo governador frequentassem minhas salas de aula: sem janela, com quadro branco tosco,sujas e desconfortáveis.
Gostaria de perguntar o excelentíssimo governador se ele trabalharia nessas condições percebendo o salário que ele remunera aos professores?
Gostaria imensamente de obter uma resposta objetiva do excelentíssimo governador. Por que o poder público investe em construções de sistemas prisionais de segurança máxima e não investe em sistemas educacionais de educação máxima!??
Acorde excelentíssimo governador!!! Neste momento o senhor representa o poder executivo!!!
Esqueça o seu marketing pessoal, abra mão das fotos com a mãe do PAC. as performances de funk, esqueça a escolha do prefeito, esqueça a expressão de bom moço consternado diante do relato que lhe fiz de viva voz!!!!
Execute mudanças. Basta de evasivas.
Uma verdadeira nação se constrói com escolas, com a formação de excelência dos futuros cidadãos!"

Abaixo segue um retrato das condições físicas de seu ambiente de trabalho e de suas condições materiais de sobrevivência.

"Prezado Sr. Antonio.

Primeiramente preciso me reapresentar, sou aquela Senhora, Professora de Química que esteve presente no Centro de Convenções Sul América no 2º Salão do Livro das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro, e que de maneira inusitada e com total esperança de ser ouvida abordou o Excelentíssimo Sr. Governador Sérgio Cabral e sua comitiva.

Posto isto, conforme nosso breve encontro me permitiu, envio-lhe para sua justa apreciação provas irrefutáveis do abandono em que se encontra o estabelecimento de ensino onde exerço minha docência, C. E. Profª Terezinha Mello Gonçalves, situado na Ilha do Governador.

    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Banheiro Feminino

    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Clarabóia do pátio


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Laje da varanda externa


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Sala de aula

    (instalação elétrica)


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Tablado


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Acesso ao pátio

    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    Uma das salas de aula

    (sem janela)




Acredito que também cabe ressaltar que aliado a este abandono material existe também a desatenção no tocante à remuneração do profissional de ensino, segue em anexo a prova cabal: meu contracheque e como contraponto ao desequilibro, os títulos de minha qualificação profissional que estão em desacordo gritante com o que percebo de remuneração.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Observo por um lado a importância inquestionável do ensino para a formação do cidadão, até para que futuramente esteja apto disputar participação no mercado de trabalho e dar sua contribuição para o crescimento do Estado.

Minha formação acadêmica foi através do ensino Público: Colégio Pedro II, Universidade Federal Fluminense e UERJ, estas instituições me deram a condição de ter a leitura para um mundo mais justo e igualitário, mas infelizmente hoje na Condição de Professora e Educadora não vislumbro a mesma formação para os alunos para os quais me dedico, estamos em condições muito precárias, somente através da intervenção de um governo justo e atuante poderemos mudar este quadro.

Aguardo com grande expectativa um pronto retorno para questões tão importantes."
Ass. Prof. Letícia Luzia de Sant'ana
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.