Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Resolvendo o problema do "touchpad" no Fedora 10

Sou professor da rede de educação do município do Rio de Janeiro e como todos os outros colegas recebi um laptop, que já veio com o Vista pré-instalado. Como não podia deixar de ser, enquanto usuário do Gnu/Linux instalei a distro Fedora em dualboot com o Windows. Embora tudo funcionasse a contento, um problema persistia e confesso que passei alguns dias tentando resolvê-lo.
O touchpad estava com todas as suas funcionalidades habilitadas e isto criava um problema desagradável, ou seja, todas as vezes que eu queria digitar alguma coisa, a qualquer toque no touchpad o cursor enloquecia e se deslocava aleatoriamente, tornando esta tarefa um estorvo. Seria necessário desabilitar o "tapping".
Saí então a procura de uma solução e a maioria delas indicava uma modificação no código do xorg.conf, entretanto, isto era impossível, pois o Fedora 10 não veio com o xorg instalado e a modificação teria de ser feita através do HAL.
Finalmente, depois de muita pesquisa na Net acabei encontrando um artigo no link: http://blog.pingoured.fr/index.php?post/2008/12/02/Fedora-10-et-le-touchpad, que me trouxe a solução para este problema.
Então vamos a um pequeno tutorial:
1) Crie o arquivo de texto: /etc/hal/fdi/policy/-synaptics.fdi com o seguinte comando no terminal: sudo gedit /etc/hal/fdi/policy/-synaptics.fdi;

2) Copie e cole o código que está no link: http://blog.pingoured.fr/index.php?post/2008/12/02/Fedora-10-et-le-touchpad

3) Salve o arquivo e feche-o.

4) Instale o aplicativo Gsynaptics para configurar o touchpad com o comando "sudo yum install gsynaptics".

5) Dê um reboot.

Pronto, quando você iniciar o Fedora, poderá facilmente resolver o problema, abrindo o Gsynaptics indo a Sistema>Preferência>Hardware>Touchpad e desabilitando a tecla "tapping".
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.