Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sábado, 23 de maio de 2009

Premiando o inimigo

Acabo de receber do companheiro José Almeida dos blogs AtabaqueBlog e BelezasNegras um email acerca da premiação IV Prêmio África-Brasil, a ser realizada pelo Centro Cultural Africano, no dia 25 de maio.
Dentre os laureados me causou espécie a presença da Rede Record de Televisão. Esta emissora afinal tem como marca o ataque recorrente às religiões de matriz afrobrasileiras e indiretamente à todas e quaisquer manifestaçõs culturais com a mesma origem. Devemos aqui lembrar dois post já publcados neste blog: MPF aciona Rede Record e TV Gazeta por ofensas à religiões de matriz africana e Sabotagem e Violência da Igreja Universal na Alerj!!! onde podemos constatar a ação nefasta desta emissora contra os valores culturais, religiosos afrobrasileiros. Fica desta forma, pelo menos para mim difícil de entender tal premiação.
Há uns 4 ou 5 anos atrás tive o desprazer de ver, após ser instado por uma amiga, um programa, que ficou muito pouco tempo no ar, diga-se de passagem, nele, 300 pessoas que diziam ter pertencido aos cultos de matriz africana declaravam sua aversão a este passado religioso. Em segundos, revoltado como estava, peguei o telefone, liguei para a emissora e ouvido por uma simpática telefonista afirmei que nunca mais veria aquele canal de televisão.
Não estou aqui negando a importância do evento, mas será que não havia outro veículo de comunicação que merecesse efetivamente tal láurea?
Será que o representante da Igreja Universal sentará ao lado de Mãe Juju premiada no item religião? Visto que, os deputados evangélicos se negam a discutir com membros ou políticos ligados ao movimento negro, quando o assunto é religião de matriz africana.

Ver relação dos premiados em:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/coordenadorias/negro/2009/05/0006
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.