Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 7 de junho de 2009

INproprietário: O mundo do software livre

Há alguns dias, atrás vi a postagem sobre o documentário "Inproprietário", realizado por dois ex-alunos, Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi, do Centro Universitário FIEO - UNIFIEO, como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos trabalho do Centro Universitário FIEO - UNIFIEO, no site do Br-Linux.
Trata-se de um material de excelente qualidade e que expõe com clareza a filosofia open-source, na voz de seu idealizador Richard Stallman e de outros entusiastas.
O vídeo também nos alerta acerca da batalha entre os defensores da cultura livre e os ideólogos do copyright que, a serviço do grande capital agem para controlar a liberdade existente hoje, na internet. Neste sentido, devo parabenizar os autores pela inclusão de cenas de Fahrenheit 451, de François Truffaut, que se encaixam perfeitamente na temática do trabalho. Sem dúvida, é uma bela defesa da cultura livre e de tudo que ela representa.
Para quem quiser baixa-lo, basta acessar o arquivo torrent:
http://www.mininova.org/tor/2571016

E o trabalho textual, composto de referencial teórico e da transcrição na íntegra das entrevistas, além de outras informações a respeito do projeto, está disponível no 4shared:
http://www.4shared.com/file/104486928/8a671774/O_Movimento_do_Software_Livre__referencial_terico_em_.html

Outros dois filmes importantes sobre software livre são: The Code Linux e RevolutionOS. Você poderá encontrar baixá-los através dos links do Vini.Blogsite.org:
http://vini.homeip.net:81/index.php/2008/11/16/download-do-filme-linux-the-code/
http://vini.homeip.net:81/index.php/2008/11/09/revolution-os-como-nasceu-o-linux/

Você também pode assistí-lo aqui:





Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.