Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lançamento do comitê "O petróleo é nosso" no Centro Cultural Octávio Brandão

Acho este um caminho interessante para a disseminação da perspectiva soberana e nacionalista acerca do Pré-Sal. Esperamos que, iniciativas como esta, da rapaziada do Centro Cultural Octávio Brandão, se espalhem pelo Brasil, possibilitando a organização de um movimento mais amplo de defesa dos interesses nacionais, não apenas na questão do petróleo, como também outras áreas onde atualmente prevalecem as vontades do grande capital.


CENTRO CULTURAL OCTAVIO BRANDÃO
CONVIDA
LANÇAMENTO DO COMITÊ "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO"
Dia 08/10, QUINTA-FEIRA, ÀS 17:30.
A Batalha do Petróleo continua atual, 60 anos depois da campanha "O Petróleo é Nosso", mobilização popular que resultou na instituição do monopólio da União sobre a exploração do petróleo e na criação da Petrobrás.
Na verdade, essa batalha começa bem antes da referida campanha, já em outubro de 1917, quando Octavio Brandão em conferência pronunciada em Maceió (AL) demonstrou, através de pesquisa por ele realizada, indícios de jazidas de petróleo em 14 locais daquele estado. Mas, na época, seu esforço pioneiro foi em vão, os governantes preferiram as orientações emanadas dos que tinham interesse em manter o Brasil totalmente dependente das importações de petróleo e seu derivados.
Agora ela gira em torno das grandes reservas descobertas pela Petrobrás, anunciadas a partir de 2007. Elas estão localizadas em nosso litoral, em áreas profundas denominadas pré-sal, podendo chegar a mais de 100 bilhões de barris. Para se ter uma idéia do que isso representa, basta dizer que entre 1954 e 2008 o volume total extraído pela Petrobrás equivale a cerca de 10% das reservas estimadas no pré-sal.
Esses fatos justificam o enorme interesse despertado, tamanha riqueza pode mudar a realidade de muita gente, de um país, até mesmo de um continente, através de investimentos em Educação, Pesquisa, Saúde, Saneaento, Moradias, Transporte Público, Reforma Agrária. Mas, pelo contrário, se for apropriada por um punhado de empresas, vai beneficiar apenas uma pequena elite milionária.
A legislação sobre a exploração do petróleo foi alterada significativamente em 1997 pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Lei 9.748 que retirou o monopólio da exploração e produção da Petrobrás. Como resultado disso, dezenas de empresas estrangeiras se tornaram donas de parte de nossas reservas.
Diante das novas descobertas, o governo Lula enviou ao Congresso um projeto que altera essa legislação, mas não toca na questão principal, a retomada do monopólio da União e do controle estatal da Petrobrás.
Venha conhecer um pouco mais sobre o tema e participar dos debates e fundação do nosso comitê.
PROGRAMAÇÃO
17:30 - Exibição do documentário "O Petróleo Tem que Ser Nosso".
18:30 - Plenária de Fundação do Comitê.
ENDEREÇO: Rua Miguel Ângelo, 120, esquina com a rua Domingos Magalhães. Em frente ao CEFET de Maria da Graça, próximo da estação do Metrô.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.