Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O racismo como forma de subordinação coletiva: Paraisópolis, lutando e resistindo ...

O jornal Brasildefato realizou, no mês de julho de 2009, uma série de reportagens sobre a favela de Paraisópolis e o interesse de grandes empresas da construção civil, sobretudo do grupo Camargo Correa, em remover daquela região a comunidade. Este material nos dá um diagnóstico valioso sobre as relações entre pobres e ricos /negros e brancos / trabalhadores e burgueses nas grandes cidades brasileiras.
Surgida na década de 1930 e com um brutal processo de expansão a partir da década de 1960, Paraisópolis que se caracterizou por ser um repositório de trabalhadores para as famílias abastadas do bairro do Morumbi sofre com os efeitos da valorização fundiária da área, estando marcada para desaparecer, segundo os sonhos inconfessáveis das grandes construtoras paulistas, de Kassab e de José Serra.

Abaixo o vídeo de uma família massacrada pela contenda, expulsa de sua casa e há três anos morando em um alojamento da prefeitura:


Fonte e mais detalhes no link: Brasildefato
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.