Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Caminhada 13 de maio - CUT/RJ

CAMINHADA 13 DE MAIO
O circuito iniciará com um ato político na Pedra do Sal e seguirá até o IPN (Instituto Pretos Novos) onde será oferecido aos participantes um caldo de feijão.

Início às 18h30
Rua Barão de Tefé, esquina com Rua Camerino, até o Instituto Pretos Novos - Rua Pedro Ernesto/Gamboa. Ao final será servido um caldo de feijão no IPN

ROTEIRO
1. CAMERINO - 2. BR de SÃO FELIX; 3. LADEIRA DO LIVRAMENTO (Casa de Machado de
Assis); 4. Rua SACADURA CABRAL/ Rua do PROPÓSITO e Rua PEDRO ERNESTO (Instituto
Pretos Novos - IPN).

--------------------------------------------------------------------------------

Companheiras e Companheiros,

Convocamos a todos e todas para um ato da CUTRJ por ocasião do dia 13 de maio.

Neste ato chamaremos mais uma vez atenção à inconclusão do processo abolicionista e com isso denunciamos a neo escravidão a qual a população negra tem sido submetida nestes 122 anos seguidos à lei áurea.

Destacaremos na pauta deste debate: o trabalho escravo; o trabalho infantil e entre outras demandas, a violência que assola e mata a população negra, em particular nossa juventude negra.

Renovaremos nossas bandeiras de lutas:
Pela titulaçào das terras quilombolas;
Pela reserve de vagas para negros e negras nas universidades públicas.

Nós Negros e Negras resistimos desde que o(a) primeiro(a) africano(a) chegou ao Brasil para ser escravizado. Resistiremos combatendo sempre aos sistemas e estruturas perversas que aprofundam as desigualdades raciais.

A CUTRJ fortalece a luta pela igualdade racial e pelo combate ao racismo! Juntos SOMOS FORTES - SOMOS CUT

Glorya Ramos
Secretária de Igualdade Racial e de Combate ao Racismo da CUTRJ
Darby Igayara
Presidente da CUTRJ


Este evento reunirá militantes em torno da questão do Neo Escravismo que se desenha para a população negra e pobre. O trabalho infantil também será marcado nesta manifestação que consistirá numa caminhada noturna na região da Saúde, Gamboa, mais precisamente da Pedra do Sal até a Rua Pedro Ernesto, por uma região que recebeu mais de 470 mil escravos e constituiu-se num grande cemitério de pretos novos que aportavam no Rio de Janeiro.

A atividade será no dia 13 de maio, com concentração às 18h30, inicio da caminhada (saída) às 19h30 e chegada ao IPN por volta de 20h30. Está previsto um público alvo em torno de 150 pessoas.

HAVERÁ UM ATO POLÍTICO NO INÍCIO E NO FINAL DA CAMINHADA
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.