Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cine Afro Sembene convida: Moolaadé

Moolaadé - um filme de Ousmane Sembene

Dia: 18 de setembro de 2010 - 19 horas - Entrada franca

Local: CECISP- Associação Centro Cineclubista de São Paulo

Rua Augusta, 1239, CJ. 13/14 - Metrô Consolação

Informações: (11)3114-3906

Sinopse: Em um distante povoado africano, ligado apenas pelo rádio, o costume da mutilação genital feminina (a circuncisão) é temida por todas as garotas. Seis delas, segundo a tradição, devem passar pelo ritual num determinado dia. Este é um dos passos para que elas conquistem um ótimo pretendente e tenham um casamento bem sucedido. O pavor é tanto que duas afogam-se num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que sua filha fosse mutilada, invocando o "moolaadé" (proteção sagrada). O fato gera comoção e ganha adesão de mulheres e simpatizantes contrários à mutilação. Mas vários homens e membros representativos da aldeia pressionam o marido de Collé para que ela retire a proteção, nem que para isso ele tenha de chicoteá-la em público.

Título Original: Moolaadé, 2004

Roteiro e Direção: Ousmane Sembene

Origem: Senegal/França/Burkina Faso/Camarões/Marrocos/Tunísia

Duração: 119 min

Idioma: Bambara/Francês

Legendas: Português

HAVERÁ DEBATE APÓS A EXIBIÇÃO

Comentários: Oubí Inaê Kibuko

www.oubifotografias.blogspot.com

www.tamboresfalantes.blogspot.com

AGENDE-SE: O Cine Afro Sembene, homenagem ao escritor e cineasta Ousmane Sembene, considerado "O Pai do Cinema Africano", acontece no CECISP todo terceiro sábado do mês. As exibições de filmes africanos e diáspora são sempre seguidas de debate com um comentarista convidado e de um chá de confraternização entre os presentes.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.