Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 21 de novembro de 2010

Black american freedom songs

As canções aqui relacionadas fazem parte de um dos períodos mais conturbados da história estadunidense. Elas estiveram presentes em milhares de manifestações, festivais e conflitos, dando coragem e fé aos rebeldes, acerca da legitimidade de suas intensões, por todo o território dos EUA. Milhões de pessoas cantaram e "encantaram" as canções citadas, e tantas outras, que tiveram o papel de alavancar a luta popular contra a Guerra do Vietnam e pelos direitos civis de negros e mulheres.

Nunca, na história dos EUA, o capitalismo correu tanto risco, com milhões se em penhando pela construção de uma outra sociedade mais justa e igual socialmente. A superação de tal conjuntura se deu com muito sangue e repressão. Não devemos esquecer dos assassinatos de Robert Kennedy, de Martin Luther King Jr e Malcolm X, que com seus questionamentos e movimentações puseram em xeque os alicerces daquela sociedade. Além de organizações como os "Panteras Negras", dispostos a tudo para alterar aquele estado de coisas. Suas mortes, e tantas outras se constituíram no quanto o capitalismo norte-americano estava disposto a pagar para manter intocadas as suas bases econômicas, sociais, culturais e ideológicas.

Sem dúvida, não publicamos outras canções que poderiam muito bem fazer parte desta listagem. Só para citar deixamos de lado ícones como Bob Dylan e Joan Baez, notáveis baluartes de uma época marcada pela insubmissão e rebeldia, mas pelas características do blog demos preferência àquelas canções que tiveram participação negra em algum momento de sua concepção ou divulgação.

As canções abaixo fazem parte da trilha sonora deste período, demontrando o poder da música popular em sintetizar os anseios e desejos de um povo por mudanças e transformações.























Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.