Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Invocando Anísio Teixeira

Como educador acredito que a grande falha do governo Lula foi não escolher uma política social, seja saúde ou educação para deixar como marca ideológica de seu governo. Aliás esta crítica não é minha, ela foi feita pelo ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe Gonzales quando aqui esteve, anos atrás. Nesta alusão, Gonzales afirmava que, realmente o capital financeiro detem o poder na atualidade, mas que assim como ele havia feito na Espanha, era possível optar por uma política social, e desenvolvê-la ao máximo.
Reconheço que, Lula por outro lado, avançou muito na questão do emprego e do crescimento econômico, dando continuidade a algo que FHC tento sepultar, ou seja, a nossa tradição getulista e trabalhista, mas espero que a educação pública receba no governo Dilma a atenção devida, até pelas necessidade urgente de qualificação profissional tão alardeada pelas empresas.
Para tanto espero ver ressuscitada a figura de Anísio Teixeira, grande educador e morto em situação suspeita durante a ditadura militar. Seus escritos, sua obra fantástica está ai para servir de referência a qualquer governo que se pretenda popular e cidadão.

Documentário sobre Anísio Teixeira:















Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.