Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Obama, Brasil: Guerra Cambial e Spread Bancário

Obama errou ao não estatizar alguns bancos no início da crise financeira. Se tivesse tomado esta simples medida poderia ter um instrumento para incentivar a atividade produtiva e obrigaria o sistema bancário a fazer mesmo, assim como ocorreu no Brasil. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal tiveram um papel importante, neste aspecto, no Brasil.

Irrigar a economia com dólares não solucionará o problema estadunidense, uma vez que os bancos americanos que receberão este rio de dinheiro farão o mesmo que vem fazendo desde o início da crise, ou seja, procurarão países como o Brasil onde a remuneração ao capital é mais alta e segura.

Por outro lado, urge que o governo brasileiro baixe a taxa Selic. Até mesmo para ver se os banqueiros diminuem o "spread" bancário. Só assim os dólares que nos atormentam irão procurar outras plagas, do contrário, nada dará certo, qualquer outra medida será inócua e"para inglês ver", neste caso nós brasileiros lamentarmos.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.