Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Daens, Um grito de justiça e Terra e Liberdade

Há dois filmes que pelo momento em que foram produzidos merecem nossa atenção. Trata-se de Terra e Liberdade, de Ken Loach e Daens, Um Grito de Liberdade, de Stinjn Coninx. Ambos surgiram no auge do neoliberalismo, ou seja, início da década de 1990, e fazem alusão à luta de classes como tema central, embora se refiram a momentos diferentes da história, no primeiro o pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, já no segundo, as terríveis condições de vida dos operários no final do século XIX. Por isso resolvi uni-los em um mesmo post, pois juntos nos fizeram lembrar que aquele momento nefasto da história da humanidade não era o fim da história como alguns queriam nos fazer acreditar e na possibilidade de um futuro mais justo para todos nós.
Resolvemos acrescentar outro grande filme a esta postagem. Trata-se de
Bound for Glory, de Hal Ashby. Ele conta a história do cantor e compositor folk Woody Guthrie, interpretado no filme por David Carradine. Um filmaço, que disseca o que foi a grande depressão para os camponeses estadunidenses.
Outro grande filme que mostra as raízes do radicalismo do movimento dos direitos civis nos EUA é Panteras Negras de Mario Van Peable. Um filme espetacular.

Link de Terra e Liberdade:
Torrent

Link de Daens, um grito de justiça:
Torrent

Link para Bound for Glory, no Brasil, Essa terra é minha:
Torrent

Link para Panteras Negras:
Torrent
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.