Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mobilização por um transporte de qualidade

Palavras do Pelenegra: Mobilização espalhando-se por várias as capitais.

Fonte: midiaindependente



As/os estudantes de Salvador, no momento que tomaram consciência de uma medida arbitrária da prefeitura em aumentar a tarifa de ônibus de 2,30 para 2,50 a partir do dia 02 de janeiro de 2011, por intermédio das redes sociais da internet, convocaram reuniões nas férias a fim de se mobilizarem contra tal medida.
Apropriando-se coletivamente da temática 'transporte coletivo de qualidade', convocaram um grande ato para o dia 03 de Janeiro, que resultou em uma série de outras manifestações (assembléia, passeata, panfletagem, intervenções artísticas, criação de um fórum popular que discute transporte e outras ações), honrando o histórico de mobilizações dos movimentos sociais por um transporte de qualidade que contemple efetivamente a demanda da população.
As bandeiras de lutas do movimento Revolta do Buzu 2011 (iniciada a partir de janeiro) foram e são: - Revogação do aumento da tarifa de 2,30 para 2,50; - Não aumento da tarifa por dois anos, no mínimo; - Tarifa de transporte coletivo a preço popular; - Substituição do sistema de meia-passagem estudantil pelo passe livre; - Transformação da Estação da Lapa em um ponto de integração (como as Estações Mussurunga e Pirajá) e construção de novos pontos de integração, que incluam também as linhas metropolitanas; - Transporte 24 horas; - Aumento e melhoria do sistema de integração interbairros (amarelinhos); - Extensão dos direitos estudantis para estudantes de educação profissional e EAD; - Passe livre para pessoas com 60 anos ou mais; - Toda frota viária da região metropolitana de Salvador deve aderir ao sistema de passe livre unificado e ilimitado; - Inauguração imediata do metrô e ampliação do sue percurso a preço popular; - Revitalização do sistema ferroviário do subúrbio; - Construção de um sistema integrado de ciclovias.
A problemática do transporte não se restringe somente à realidade baiana, ela também afeta outras cidades. Mobilizações e protestos estão acontecendo em outras localidades, como Recife, Aracajú, Barreiras, Sergipe, Vitória do Espírito Santos, São Paulo, Joinville, Fortaleza, Florianópolis entre outras.
Compreendendo que esta problemática é NACIONAL o Movimento Revolta do Buzu 2011 articulou com outras cidades um DIA NACIONAL de mobilizações, com o objetivo de unificar e dar visibilidade a estas lutas. Sendo assim, convocamos toda a população e movimentos sociais a fazerem parte desta LUTA.
DATA: 28/01 sexta-feira Horário: 15h Local de Encontro: Enfrente ao Plano Inclinado da Liberdade
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.