Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 13 de março de 2011

Democracia Liquida para agitar as aguas estagnadas da participação...

Como as novas tecnologias podem nos auxiliar à ampliar os limites da democracia representativa.

Fonte: forum.partidopiratapt
A Democracia precisa de uma pedrada no charco!

A Democracia Representativa retira-nos o poder de fazer o que quer que seja, nos assuntos que realmente nos interessam, durante o tempo da sua representação (4 anos na nossa Republica) e restringe-nos as alternativas a uma unica escolha.
A Democracia Directa não só é impraticável no dia a dia (exemplo do modelo actual dos Referendos), como ninguém teria tempo disponível para estar a tomar decisões em todos os assuntos para alem dos que realmente lhe interessariam.

Em todos os aspectos da vida sujeitos a extremos, a virtude costuma ficar algures no meio.

A este charco estagnado da Democracia, qual pântano a solidificar sob os raios escaldantes dos interesses instalados, é preciso atirar uma grande Pedra Filosofal que transforme a lama espessa e viscosa em que ela se tornou, num lago de agua límpida e translucida que nos possa fazer atingir o ouro da justiça que está na genese da doutrina democrática.

É uma pedrada filosofal que podemos experimentar no PPP não só como prova de conceito mas também como impulsionador do funcionamento real do próprio PPP.

Falo da filosofia da Democracia Liquida que é um conceito híbrido entre a Democracia Directa e a Democracia Representativa.

Mesmo sem saber a sua denominação este sempre foi um conceito sobre o qual pensei bastante e para o qual, com o advento das redes sociais, comecei a teorizar possíveis soluções informáticas na minha cabeça.
Mas como em quase tudo aquilo que nós pensamos, ou alguém também já pensou antes e fez, ou o vai fazer muito em breve.
Neste caso, e com muito agrado meu, foram as duas coisas :)
Um conceito que já existia há muito torna-se agora com as novas tecnologias muito mais fácil de implementar e muito mais fluido no seu uso.

Através dos fóruns internacionais do PPI encontrei  há pouco tempo um software que está em pleno desenvolvimento apenas desde Novembro do ano passado e que me chamou logo a atenção.
Percebi imediatamente, pelo facto de já estar a ser usado internamente por dois Partidos Pirata (no caso o Sueco e Alemão) e de suscitar o interesse e deslumbre de um terceiro (o Brasileiro), que só podia ser algo como aquilo que procurava. E de facto é mesmo.

O software em causa é o Liquid Feedback (LF).

É composto por um backend estável e um frontend em desenvolvimento que ainda não disponibiliza todas as capacidades do backend.

No LF qualquer membro:
- Pode a qualquer momento usufruir do seu voto em para qualquer assunto, iniciativa ou sugestão que estejam a votos;
- Pode a qualquer momento delegar o seu voto, ou retirar a delegação do mesmo, a outros membros no global, por área ou por assunto, sendo que os delegados mais específicos têm precedencia na sua especificidade sobre os delegados mais genéricos;
- Pode fazer qualquer numero de delegações que deseje e segundo a distribuição que deseje por áreas ou assuntos;
- Pode criar novos assuntos, novas iniciativas nos assuntos já existentes, novas sugestões nas iniciativas já existentes.
- Pode opinar sobre as sugestões, expressar o seu contentamento ou descontentamento se estas forem ou não seguidas bem como a sua opinião se o foram realmente, tudo isso por meio de voto.
- Pode ordenar as suas preferências em relação às iniciativas sem ter medo que a ordem prejudique de algum modo as escolhas que não põe em primeiro caso as primeiras não tenham mais apoio nenhum.
E pode muito mais, mas estes são apenas os pontos principais.

Na prática o resultado é que cada membro desse tipo de Democracia Liquida pode ser ouvido quando quer, sobre o que quer, seja por sua própria iniciativa ou apoio às de outros.

Foi complicado pôr aquilo a funcionar a 100% à primeira mas, apesar do pouco tempo que tenho devido ao meu trabalho e a outros condicionantes inesperados, acabei por conseguir. Corrigi umas coisas eu próprio (na integração com o servidor Apache) e com as ultimas correcções de erros que saíram no final da semana desapareceram outros bugs que me estavam a dar cabo da cabeça.
Como acho que já está utilizável para poderem experimentar dei-me ao trabalho de fazer também a tradução para Português (ainda não está perfeita), e colocar lá 3 assuntos sérios e uns de teste que podem exemplificar o uso da plataforma.

Para já o registo no sistema que implementaram é feito através de um código de convite (como nas finanças e afins em que a autenticidade dos membros é necessária), e como não tenho o email de todos para enviar códigos a cada um vou enviar aos que tenho e criei uns 9 utilizadores de teste (do "teste1" ao "teste9") todos com a password "testtest"

Pelo que vi no código os programadores estão a implementar o OpenID como meio de autenticação e como o SMF 2.0 (que é o software do nosso fórum) aparentemente tem um servidor de OpenID depois pode-se fazer a ligação por aí.

Para já gostava que experimentassem o sistema, lessem as dicas (estão um bocado estranhas algumas, mas como acho que traduziram do alemão para inglês e depois eu traduzi do inglês para português, pode ter-se perdido algo pelo meio), e testassem na área de teste.
Também convinha darem uma vista de olhos na página do Liquid Feedback, e se estiverem curiosos, vissem o método de votação.

Outros links que há por ai sobre o tema... Usem um tradutor online se não para terem uma ideia por alto.
https://www.kuro5hin.org/story/2003/7/16/201556/896
http://www.communitywiki.org/en/LiquidDemocracy
http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http://wiki.piratenpartei.de/Liquid_Democracy&sl=de&tl=en
http://campaigns.wikia.com/wiki/Liquid_Democracy

E aqui um vídeo de um workshop sobre o tema apresentado por um pirata do PP Alemão:
http://www.ustream.tv/recorded/191988

Para finalizar, o teste que montei está aqui:
http://democracy.thruhere.net
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.