Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Programa de Oficinas Ponto de Cultura Teatro de Anônimo

O Ponto de Cultura Teatro de Anônimo pretende ser um espaço permanente para a pesquisa, a formação e a qualificação de estudantes e jovens profissionais das artes cênicas que tenham como foco a comicidade e o circo. Um espaço intensivo de pesquisa, na qual os atores sociais envolvidos terão acesso a um programa de oficinas, treinos e experimentações.
Em abril, o ponto lança o PROGRAMA DE OFICINAS, durante 4 meses 4 oficinas serão oferecidas gratuitamente para profissionais ou estudantes da área de artes cênicas.
Para se inscrever, basta enviar um currículo e carta de intenção para o email anonimo@teatrodeanonimo.com.br. As oficinas são: Gestão para autonomia e produção cultural, Comicidade, Acrobacia aérea e Contato-improvisação.
As vagas são limitadas! As inscrições vão até o dia 25/03!
Veja o menu de oficinas:

Gestão para Autonomia e Produção Cultural com Flávia Berton e João Carlos Artigos
O Teatro de Anônimo, ao longo de sua história, sempre esteve interessado em criar maneiras eficazes e autônomas de gerir seu trabalho. Após alguns anos de experiência empírica e muitas assessorias, em 2004 surgiu a oficina gestão para autonomia e produção cultural, criada com o objetivo de municiar artistas e grupos com instrumentos que possibilitem a partir de suas referências e da análise conjuntural, produzir e distribuir seus trabalhos numa perspectiva coletiva e solidária.
A oficina é direcionada principalmente a grupos, artistas e estudantes que queiram pensar seus trabalhos numa perspectiva compartilhada e autônoma. Os temas abordados são: missão, planejamento, elaboração de projetos, captação, planos de mídia, produção executiva, leis de incentivo, representação jurídica.
Terças de 19h às 21h.


Acrobacia aérea com Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira
Tem como objetivo contribuir na construção de números aéreos, apontando e direcionando caminhos a partir da demanda trazida por cada participante, buscando desenvolver uma pesquisa pessoal de movimentos sobre os aparelhos escolhidos, criando assim, números mais autorais. Esperamos fomentar nesse coletivo um espaço de troca onde todos possam, da sua maneira, contribuir no espaço criativo do outro.
Os interessados nessa oficina devem ter uma formação específica na área de acrobacia aérea.

Quintas de 19h às 21h30

Comicidade – Regina Oliveira e João Carlos Artigos
O aperfeiçoamento de uma linguagem direta, que possa afetar o espectador e instaurar uma cena generosa e potente são metas desse artista cênico. Com isso, a simplicidade, a comunicação direta, a brincadeira e o jogo com a base fundamental no ator, são elementos indispensáveis desse circo/teatro/cômico.
Busca aprofundar a personalidade cômica de cada pessoa e onde está sua força de comunicação de cada inscrito, fazendo perceber que uma lógica, um modo de agir e de sentir, é o que define a personalidade de uma pessoa e, portanto, a do palhaço/ator cômico também. Tem por objetivo o desenvolvimento criativo de números.
Terças de 19h às 21h30

Contato–improvisação & arquitetura do movimento com Andrea Jabor
As aulas serão compostas pelo treino da técnica de contato-improvisação e  o ensino da metodologia da arquitetura do movimento que estuda as estruturas que estão por trás do movimento para desvendar a qualidade efêmera e poética do movimento no espaço e compreender mais a fundo os sentidos do movimento.

Terças das 11h às 12h30
Sextas das 15h30 às 17h

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.