Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por uma literatura sem racismo

 Fonte: direitoshumanos.gov
No Dia Nacional do Livro Infantil, a campanha Por uma infância sem racismo promove ação de valorização da literatura infanto-juvenil afro-brasileira e indígena

Brasília, 18 de abril – Neste Dia Nacional do Livro Infantil, a campanha Por uma infância sem racismo promoverá uma ação de valorização da literatura infanto-juvenil afro-brasileira e indígena.

Ao longo do dia, o blog da campanha http://www.infanciasemracismo.org.br/ divulgará artigos de especialistas no tema e informações sobre livros e livrarias onde essas obras podem ser encontradas. No twitter, o @unicefbrasil também divulgará notícias e realizará sorteio de livros com a hashtag #literaturasemracismo.

Nas últimas duas décadas, foram lançados diversos livros dedicados a estimular crianças e adolescentes a aprender o valor das diferenças étnico-raciais. São obras e referências que, cada vez mais, estão contribuindo para o desenvolvimento psicossocial e cultural de meninas e meninos no País.

O direito a aprender é garantido a cada criança e a cada adolescente. Por meio da leitura, crianças reinterpretam a realidade, aprendem novos valores e entram em contato com a sua própria cultura. O direito a conhecer e a ouvir múltiplas histórias amplia suas perspectivas e aprendizados, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais igualitária.

A ação faz parte da campanha Por uma infância sem racismo, lançada pelo UNICEF e seus parceiros para alertar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência. Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil.

Participe dessa ação e ajude a divulgá-la! Estimule a leitura de histórias sobre a diversidade étnico-racial entre as crianças e os adolescentes!

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do UNICEF

Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: 61 3035 1963

Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: 61 3035 1983
Estela Caparelli
Communication Officer
UNICEF Brazil
 
Telephone:     55 61 3035 1963
Facsimile:       55 61 3349 0606
E-mail:           mecaparelli@unicef.org
Web:              www.unicef.org/brazil
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.