Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Empresa de RH de São Paulo exigia que candidata informasse 'etnia' para seleção de vagas




Fonte: odia
Foto: Reprodução Internet
Confira o antes (esq.) e o depois (dir.). A opção "cútis" não aparece mais na ficha cadastral da empresa de RH | Foto: Reprodução Internet
Confira o antes (esq.) e o depois (dir.). A opção "cútis" não aparece mais na ficha cadastral da empresa de RH | Foto: Reprodução Internet
Rio - A empresa de recursos humanos Resilar retirou de sua ficha cadastral na Internet o item "cútis", como opção para definir o perfil da empregada doméstica procurada pelo cliente. A ação ocorreu após reportagem exclusiva de O DIA publicada nesta quarta-feira que mostra que a empresa selecionava candidatas de acordo com características físicas, como inclusive etnia.

Após a reportagem mostrar que na seção do site "Perfil da Candidata", onde se preenche informações para a seleção da emprega doméstica, que um dos pontos selecionados era a opção "cútis", a empresa decidiu retirar o item. Outros itens, como idade, folgas e salários, ainda permanecem na ficha cadastral.
Entenda o caso

Em telefonema da redação de O DIA  à Resilar, um repórter se fez passar por contratante e uma funcionária da empresa confirmou que o critério de seleção é baseado na etnia. Ao pedir informações sobre opções de perfil de empregada doméstica, a funcionária respondeu: “O senhor tem que me dizer o serviço que ela vai exercer na residência, a idade, alguma preferência de etnia...”, explicou. Depois, disse que a pergunta sobre etnia é feita para evitar possível “constrangimento” durante a fase de entrevistas, em que empregado e patrão em potencial ficam cara a cara.

Segundo o deputado Edson Santos, ex-ministro da Igualdade Racial, a Resilar praticou racismo. "Ao usar a expressão cútis no site, está claro que o critério de seleção é baseado na etnia, o que é proibido".

O deputado viu com tristeza o critério usado na seleção dos funcionários. Ele disse que, agindo desta forma, a empresa deixa de oferecer emprego a grande parte da população. "As empregadas domésticas são, geralmente, pessoas muito humildes. E a maioria é negra. Com certeza, uma parcela grande destas profissionais está ficando fora do mercado de trabalho devido à questão racial".

FUNCIONÁRIA EXPLICA COMO É A SELEÇÃO

O DIA: É da Resilar?

ATENDENTE: Isso

Oi, eu vi o site de vocês e gostaria de tirar umas dúvidas e obter algumas informações.

Pois não, pode falar.

Que tipo de serviços vocês oferecem? Só diaristas?

Não, aqui temos empregados domésticos de modo geral. Tanto diarista, quanto arrumadeira, passadeira, copeira, serviços gerais e empregadas domésticas.

Certo. Deixa eu te explicar: eu moro aqui no Rio e minha irmã ganhou um bebê há pouco tempo. Estou precisando contratar uma babá. Gostaria de saber como vocês fazem a seleção da funcionária.

A Resilar tem 40 anos de tradição nessa área. Há cadastros de funcionários qualificados há mais de um ano na empresa, e a gente já tem bancos de dados de profissionais. Então, você abre a solicitação, eu verifico no banco de dados que eu tenho aqui, que é o da empresa e o pessoal, e vejo se encaixou o perfil. Se encaixar, eu aviso ao senhor, e o senhor entrevista aqui ou onde o senhor estiver. Se for para trabalhar no Rio de Janeiro, não vou abrir a solicitação.

Ela mora em São Paulo mesmo. Ela está morando há algum tempo em São Paulo. Aí, eu preencho o cadastro pela Internet?

Aí, tem um cadastro parcial, mas, se o senhor quiser me passar mais detalhes por telefone, eu acho mais viável, porque tem algumas coisas que a gente precisa perguntar para vocês e que são necessárias para a seleção sair corretamente.

Eu tenho um perfil que eu gostaria. Vocês fazem a seleção mediante perfil?

Exatamente.

Eu também posso fazer um cadastro baseado nas fotos da pessoa. Posso escolher pela foto?

Eu faço a seleção aqui da seguinte maneira: o senhor abre a sua solicitação, eu faço o seu cadastro inicialmente, confirmando telefone, endereço, o que é norma da empresa. A pessoa que for selecionada dentro do perfil que o senhor me passar, todas elas já estão com referência, antecedentes indicados. Ou o senhor entrevista aqui na agência de uma vez ou recebe elas onde achar melhor. Pelo perfil, o senhor vai passar justamente os detalhes. Se gosta de alta, baixa, gorda, magra, feia, bonita, e vamos escolher pelo perfil da pessoa, baseado naquilo que o senhor me passou.

De que tipo de informação você precisa?

Por exemplo, se o senhor precisa de uma empregada, o senhor precisa me passar tudo. E também o nome completo da empregadora, endereço, telefone e local da entrevista. Sobre a empregada, o senhor tem que me dizer o serviço que ela vai exercer na residência, a idade, alguma preferência de etnia, alguma coisa assim. A pessoa tem que me falar também, senão vai constranger ambos.

A senhora pergunta antes para não constranger, né?

Para evitar um constrangimento tanto para você quanto para ela, tipo assim, pessoas de um tipo, eu mando de outro, então já pergunto tudo para evitar isso.

Mas aí nesse cadastro você pode me mandar umas fotos e eu selecionar dentre essas fotos?

Não, não trabalhamos com fotos. O senhor já vai me dizer o tipo da pessoa para a gente responder. Não mandamos fotos de ninguém por e-mail.

Então, eu mando essa relação para você e, dessas, você seleciona umas seis e, das seis, eu posso escolher uma? É assim?

Eu vou selecioná-las e vou chamá-las aqui na agência. O senhor vai vir até aqui, se for o caso, e vai entrevistá-las aqui na agência. Tem uma sala individual, o senhor vai entrevistar uma de cada vez. Depois do término, o senhor vai me dizer qual delas selecionou.

Vou ligar para minha irmã e pegar os dados dela completos. Você precisa mais do quê? Do endereço e do nome dela completo, né?

Eu preciso do endereço onde a pessoa vai trabalhar, telefone residencial, bairro etc, contatos, entendeu? Essas informações são para dados cadastrais e serão checadas para a gente saber se a pessoa existe.
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.