Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Força Negra, Agbara Dudu!

Na década de 1980, Madureira, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro era uma espécie de Meca para todo o jovem negro carioca. Ali, estavam presentes algumas das principais instituições culturais negras da nossa cidade. Entre estas organizações notabilizava-se o bloco afro "Agbara Dudu", que em yorubá significa, Força Negra. 
Naquele pequeno, mas rico espaço tomei contato com as mais variadas expressões da cultura negra brasileira, recebi toda uma gama de informações sobre a questão racial, além de me socializar com a juventude negra carioca. Duvido que, no Rio de Janeiro, naquele momento, houvesse local mais rico culturalmente.
Foi neste espaço que conheci Vera do Agbara, uma mulher negra com um vigor impressionante, capaz de mobilizar toda a sua energia no sentido de promover e lutar pela igualdade racial. Era com sua pujança que o Agbara, sob seu comando, promovia a mais bela festa negra do Rio de Janeiro, a Noite da Beleza Negra, festividade que todo o jovem negro, ou não, consciente de seu papel na luta contra o racismo não se furtava de comparecer.
Hoje pela manhã fui comunicado da morte desta estrela negra. Meu coração logo se encheu de tristeza. Vera foi para mim uma daquelas pessoas, junto com Abdias do Nascmento, que ajudou a construir a minha consciência racial e social, contudo, por isso mesmo, não será esquecida, estará no Orum junto a outras personalidades negras de grande valor, inspirando-nos na luta por um país melhor e mais justo, para todos. Força Agbara!!!
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.