Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Churrasco da Gente Diferenciada Carioca – O RIO É DE TODOS NÓS!

 A elite de Ipanema não vai gostar disso.

Por Felipe Gomes

No último sábado (22/10) moradores de Ipanema realizaram um Protesto contra a Estação de Metro na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema.
Segundo eles, a estação é desnecessária porque já há uma estação na Praça General Osório. E a Estação na Nossa Senhora da Paz teria um grande “impacto ambiental”.

Entre as falas se destaca a de um morador que diz: "Sou contra o metrô porque vai destruir a praça. E também vai aumentar o trânsito de pessoas estranhas ao bairro" (Mauricio Graccho – Morador do Bairro - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/10/moradores-de-ipanema-protestam-contra-nova-estacao-de-metro.html )
Nessa fala se mostra exatamente o que incomoda os moradores de Ipanema, o acesso ao Bairro de Elite pelas camadas populares. Fato muito semelhante ao que aconteceu em São Paulo sobre o Metro Higienópolis em maio deste ano (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/termina-manifestacao-por-estacao-do-metro-em-higienopolis.html)

Fica claro que o Metrô na Praça Nossa Senhora da Paz deve ser feito com todo cuidado ambiental e histórico com a Praça, preservando suas arvores centenárias, qualquer carioca, morador ou não de Ipanema, tem esse desejo. Mas isto é possível.

O que causa mais impacto? O imenso fluxo de ônibus e carros nas Ruas de Ipanema, ou um serviço de Metrô inteligente?

Pensando nisso, membros da sociedade civil, engajados na luta contra o preconceito de classe, um dos mais nefastos em nosso País, está organizando o CHURRASCO DA GENTE DIFERENCIADA CARIOCA, uma maneira bem humorada de protestarmos quanto este tipo de comportamento em acreditar que um bairro pertence a uma determinada camada.

O RIO É DE TODOS NÓS!
Somos cariocas e devemos usufruir de tudo quer a cidade nos oferece.

NESTE DOMINGO 30/10, às 15 horas, na Praça Nossa Senhora da Paz
Venha, traga sua farofa, faça cartazes. PROTESTE CONTRA O PRECONCEITO DE CLASSE!

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.