Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Hackers brasileiros ligado ao movimento Anonymous lançam campanha de ataques em série


Desde sexta-feira vários sites brasileiros estão sendo atacados por hackers, aparentemente ligados ao movimento Anonymous em represália pela interrupção dos serviços do site de compartilhamento de arquivos Megaupload.

As aparentemente-vítimas (digo aparentemente pois não temos como saber as causas reais da parada) mais notáveis são os sites visa.com.br e mastercard.com.br, que no momento da redação deste artigo (dia 21/01 as 20:00) ainda se encontravam com sérios problemas de acesso (a página não carrega por completo, acesso muito lento).

Dentre os sites vitimados temos vários relacionados à Brasilia, listados nesta nota do site Pastebin: http://pastebin.com/cujqqtcn

Aparentemente a imprensa brasileira não está tendo acesso a essas informações que estão sendo primariamente divulgadas através da conta de Twitter AnonymousIRC, umas muitas associadas ao movimento.

Um dos post dessa conta informa
http://Mastercard.com.br TANGODOWN #Anonymous#Megaupload#Brasil go go go brazilians go! Brincadeira! xD #Lulz

A expressão TANGO DOWN é muito usada pelas forças norte-americanas para indicar, durante uma operação militar, a eliminação de um inimigo ou pessoa-alvo.


Aparentemente a fragilidade da segurança de redes (que é muitas vezes tratada com displicência pelos profissionais de TI brasileiros) aliados a uma grande impunidade tem feito cada vez mais os site brasileiros alvos de ataques.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.