Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Na Suécia, compartilhar arquivos virou uma religião

Fonte: olhardigital

 Igreja Missionária do Kopismo, que usa os símbolos sagrados do CTRL+C e CTRL+V, foi registrado como grupo religioso no país



ctrl c
O compartilhamento de arquivos é considerado crime em muitas partes do mundo, mas, na Suécia, se tornou oficialmente uma religião. O grupo Kopimi conseguiu fazer com que uma Igreja fosse criada para aqueles que, acima de tudo, adoram compartilhar o que baixam com outras pessoas, de acordo com o Ubergizmo.

Usando como símbolos o CTRL+C e o CTRL+V, a Igreja Missionária do Kopismo, registrada oficialmente como uma organização religiosa na Suécia, acredita que "a comunicação é sagrada" e pretende diminuir o estigma "criminoso" associado à troca de arquivos pela web - principalmente aqueles protegidos por direitos autorais.

"Um monte de pessoas teme ir para a prisão quanto copiam e modificam arquivos. Espero, em nome do Kopimi, que isso vá mudar", explica o estudante de filosofia Isak Gerson, fundador do grupo religioso. Atualmente, mais de 3 mil pessoas já se juntaram ao Kopismo.

Os suecos costumam ser pioneiros nas tentativas de legalizar a troca de arquivos pela internet, além de gostarem de exaltar o seu lado "pirata". Foi na Suécia que surgiu o Partido Pirata, que já está oficialmente registrado em 40 países pelo mundo, com alguns representantes eleitos para cargos legislativos em alguns países, inclusive. O partido busca uma discussão a respeito dos direitos autorais de forma que quem baixa arquivos pela internet não seja considerado criminoso, principalmente.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.