Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 27 de maio de 2012

ACTA é uma ameaça ao Software Livre




Fonte: https://ansol.org/acta


ACTA

ACTA é uma proposta de tratado entre a União Europeia, os Estados Unidos, Suíça, Japão, Austrália, República da Coreia, Nova Zelândia e México.

ACTA e o Software Livre

O ACTA ameaça o Software Livre:
  1. Torna mais difícil a distribuição de Software Livre: sem a partilha de ficheiros e tecnologias P2P como o BitTorrent, distribuir grandes quantidades de software livre torna-se muito mais difícil, e mais caro. Bittorrent é um protocolo grassroots que permite qualquer pessoa contribuir para a distribuição legal de Software Livre.
  2. Tornará mais difícil aos utilizadores de Sistemas Operativos livres tocar média: os consumidores passarão a não poder comprar média sem DRM -- e média com DRM não pode ser tocado com Software Livre.
  3. Aumenta a hipótese de se ver privado dos seus dispositivos: leitores portáteis de média que suportam formatos livres são menos comuns que os dispositivos que suportam DRM, como o iPod. Irá isso fazer deles mais suspeitos para os guardas fronteiriços?
  4. Cria uma cultura de vigilância e suspeita, na qual a liberdade que é necessária para produzir Software Livre é vista como perigosa e ameaçadora, em vez de criativa, inovativa e excitante.

Implementação do ACTA

  • Em 2010 os Eurodeputados Portugueses votaram assim
  • Em Janeiro de 2012 o Governo Português assinou o ACTA
  • Propostas do BE e do PCP para que Portugal se desvincule do ACTA chumbadas:

O que fazer?

  • Assine esta petição
  • Organize um protesto ou junte-se a um dos já organizados, para o próximo dia 9 de Junho de 2012

Os últimos desenvolvimentos...

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.