Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Um dia das mães, na Feira das Yabás, em Madureira

Domingo, 13 de maio, dia dos pretos velhos na Umbanda e por coincidência dia das mães. Chovendo, muito frio, e mesmo assim uma galera fiel ao melhor da música popular brasileira e inteligente ao fugir das videocassetadas do "Faustão", estava lá. Ocorria ali na Estrada do Portela, em frente a sede da Velha Guarda da Portela (Portelinha) a Feira das Yabás, expressão que tem tradução literal de “feira das rainhas-mães”. Ela acontece em Madureira, há muitos anos e foi criada por Marquinhos de Osvaldo Cruz. É uma feira de quitutes, que leva no nome o termo "afroreligioso", e retorna à Praça Paulo da Portela após três anos de interrupção, mostrando-se uma boa opção de lazer e de culinária negra, pelo que é conhecida. Além de encontrarmos várias iguarias da cozinha afrobrasileira,  preparadas pelas "tias" da velha guarda portelense, em suas barracas, tínhamos a promessa da apresentação de D. Ivone Lara, a dama do samba, antecedida pela jovem cantora Bia Aparecida e pela baluarte Tia Surica, uma lenda viva. Com tudo isso de bom, nos esquecemos do frio e da chuva e caímos no samba.
Abaixo algumas fotos do evento: 

Aqui vemos Marquinhos de Osvaldo Cruz, que pretende criar o Corredor cultural do samba de Madureira


                                            Dona Ivone Lara, mandando ver com 91 anos de idade


Um detalhe importante para os crentes nas tradições das religiões de matriz africana. Em um dos recanto da Praça Paulo da Portela, onde é realizado o evento temos uma imagem de "Seu Zé Pilintra" a nos cinceronear, como a garantir nossa segurança e tranquilidade. Veja a foto: 



Feira das Yabás

Endereço: Praça Paulo da Portela - Oswaldo Cruz
Quando acontece: todo 2º domingo do mês
Horário: Meio-dia (Início da Feira) – 14h (Início da Roda de Samba)
Almoço: preços populares
Entrada: De graça!



Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.