Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

“Copiem, malditos!”

 Fonte: revistaforum

Documentário lança o debate sobre propriedade intelectual e circulação de conteúdo na era digital
Por Canal Ibase
Em um mundo de intensa troca de informações, como alguém pode ser dono de uma ideia? Através de perguntas como essa, o documentário “¡Copiad, Malditos! – derechos de autor en la era digital” lança o debate sobre propriedade intelectual e circulação de conteúdo na era digital.
“Copiem, malditos!” foi dirigido por Stéphane M. Grueso, documentarista e ativista espanhol, e produzido pela Elegant Movies Film em parceria surpreendente com a RTVE, televisão pública da Espanha. A ideia do documentário surgiu depois de um trabalho feito com hackers, o “En Busca de Hackers“. O contato com essas pessoas levou os realizadores a querer se aprofundar no polêmico universo do direito autoral.
Assim surgiu o grande projeto do filme. Além de falar sobre as mudanças no conceito de autoria geradas pela efervescência do universo digital, o documentário se tornou um projeto dentro de um projeto, já que também documenta a busca por uma licença livre para a sua própria distribuição. Deu certo: “Copiem, malditos!” tem licença Creative Commons BY-NC.
Veja o filme:







Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.