Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Mundo da Igualdade Racial - Fórum Social Temático de Poá 2013


MUNDO DA IGUALDADE RACIAL – FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE POA/2013.
17/01/2013.
A nove dias do inicio das atividades do “FSM Temático POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, a disputa pela hegemonia do controle sobre os movimentos sociais continua. As mais diversas posições e manifestações a favor e contra a participação das Entidades “autônomas” ligados aos movimentos sociais repercutem nas redes sociais e nos mais diversos meios de comunicação da imprensa oficial e livre de nosso Estado. Alheios às disputas por hegemonia, aqueles que sempre estiveram presentes e preocupados com um “Mundo Novo é Possível” continuam trabalhando para garantir as estruturas necessárias para que as Entidades possam realizar com qualidade e “independência” as atividades propostas nos seus debates. Em nosso entendimento e sabedores que somos que os movimentos sociais em sua grande maioria não tem recursos para poderem realizar suas atividades, por tanto continuaremos lutando para que os Gestores Federal, Estadual e Municipal cumpram com suas palavras de colocarem as condições para que as Entidades ligadas aos movimentos sociais possam realizar com a melhor qualidade suas atividades sem a ingerência e a tentativa de alinhar os pensamentos aos projetos de governo.
Mesmo com algumas entidades retirando suas atividades do Espaço do Mundo da Igualdade Racial, no Largo Zumbi dos Palmares, pelas mais diversas orientações, respeitamos isto, mas as Entidades que realmente estão lutando pelo retorno do “Fórum Social Mundial” a sua origem estarão lá e falando e apontando o que pensam para um Mundo Mais Justo.
Por tanto, nós, militantes do movimento social negro, do Mundo da Igualdade Racial vamos lutar para garantir e garantiremos a “autonomia e a independência” das atividades que acontecerão neste Espaço. Faremos todas as cobranças das promessas realizadas pelos Organizadores do FSM Temático POA 2013 e se necessário no final apontaremos no documento final os que não cumpriram com sua palavra para com os movimentos sociais, pois precisamos sim lutar para que as políticas encaminhadas pelos movimentos sociais se transformem em políticas de estado e não de governos.
Entre em contato com o Mundo da Igualdade Racial pelo e-mail: mnegrofsmtpoa@gmail.com e deixe sua opinião em nosso blog: www.mnegrofsmtpoa.blogspot.com.

1.    Sábado Dia 26 de janeiro:
a.    Tarde Sala 01: Vago.
b.    Tarde Sala 02: Aguardando confirmação da inscrição.
c.    Tarde Sala 03: Vago.
2.    Domingo Dia 27 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: Fórum Fomo Zero de Porto Alegre – Oficina: Segurança Alimentar Comunidades Tradicionais e outros Povos e Comunidades Tradicionais: Relatos de Experiências -
b.    Manhã Sala 02: .
c.    Manhã Sala 03: Fórum Permanente do Hip-Hop Gaúcho – Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop. – - Malu Viana.
d.    Tarde Sala 01: Grupo de Trabalho Angola Janga – Oficina: “Trinta Anos de Contribuição e História do Angola Janga nos Movimentos Sociais”. – Elza Vieira da Rosa.
e.    Tarde Sala 02: Aguardando confirmação da inscrição.
f.     Tarde Sala 03: Vago.
3.    Segunda-feira Dia 28 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: CRVV – Centro de Referencia as Vítimas de Violência da SMDH – “Direitos Humanos: Vitimas de Violência”. – Maria Helena De Castilhos.
b.    Manhã Sala 02: NPPPI/SMDH – “Culturas Indígenas e Educação das Relações Etnicorraciais”. – Rosa Maris Rosado.
c.    Manhã Sala 03: Canal Futura – “Projeto A Cor da Cultura e a Implementação no RS”. – Zilda Piovesan.
d.    Tarde Sala 01: Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS – Mesa Redonda: “10 Anos da Lei 10.639/03: Avanços e Expectativas”. – José Antonio dos Santos da Silva.
e.    Tarde Sala 02: Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de POA – 14 horas: “Apresentação do único Fundo Municipal do Idoso em funcionamento no Brasil”. 15 horas – “Peça Teatral que Trabalha em especial a autoestima do Idoso”. 16 horas – “Apresentação dos Serviços voltados ao idoso em Porto Alegre”. – Maria Elena Estrazulas; Denise e Anira.
f.     Tarde Sala 03: Colegiado Setorial de Culturas Populares do RS: “Discussão Sobre as Diretrizes para a Construção do Plano Setorial de Culturas Populares”. – Sandro Santos e Nei do Ogum.
4.    Terça-feira Dia 29 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: Instituto Cultural Afrobeat – “Discussão Sobra a Politica de Ação Afirmativa Cotas Raciais e Sociais na Pós-graduação” – Pedro Fernando Acosta da Rosa.
b.    Manhã Sala 02: Aguardando confirmação de inscrição.
c.    Manhã Sala 03: Aguardando confirmação de inscrição.
d.    Tarde Sala 01: CODENE – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS – “A População Negra e a Mídia” – Vera Daisy Barcellos Costa.
e.    Tarde Sala 02: Canal Futura – Oficina: “Extermínio da Juventude”. – Zilda Piovesan.
f.     Tarde Sala 03: Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS – “As Marcas Históricas de Um Povo nos Aspectos da Serra da Barriga/AL ao Cerro de Porongos/RS” – José Antonio dos Santos da Silva.
5.    Quarta-feira Dia 30 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: CEPPIR/GHC – “Arte de Cultura do Povo Negro e os Impactos na Saúde”. – Antelina Ott.
b.    Manhã Sala 02: Comunidade Terreiro Ilé Àse Òrisà Wúre – “Oficina: História e Teologia das Religiões de Matriz Africana”. - Hendrix Silveira.
c.    Manhã Sala 03: Nova Central.
d.    Tarde Sala 01: CETRAB – Centro de Tradições Afro-brasileiras – Palestra: “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Yorubá e a Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida” - Marcelo dos Santos Monteiro.
e.    Tarde Sala 02: SMED Rio Grande – “Lei 10.639/2003 – Cultura Afro: Vivências na Sala de Aula - Ingrid Oliveira Santos Costa.
f.     Tarde Sala 03: Aguardando confirmação de inscrição.
6.    Quinta-feira Dia 31 de janeiro:
a.    Manhã Sala 01: Comitê de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público – Desenvolvimento Econômico e Igualdade Racial – Ângela Rosa da Silva.
b.    Manhã Sala 02: Vago.
c.    Manhã Sala 03: Vago.
d.    Tarde Sala 01: Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop – Flor do Guetto Produtora: Debate: “Comunicação e Globalização. Novo Olhar Sobre as Mídias e veículos de Comunicação” – Malu Viana.
e.    Tarde Sala 02: Movimento Negro Quilombista Contemporâneo – Oficina: “Malcon X, Vida e Obra” – Carlos Marques.
f.     Tarde Sala 03: CODENE – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS – “A Questão Racial e a Segurança Pública: O encarceramento das Mulheres e o Extermínio da Juventude Negra” – Luiz Felipe Oliveira Teixeira.

Agradecimentos: Renata Penajóia
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.