Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sábado, 20 de julho de 2013

Phumzile Mlambo-Ngcuka, da África do Sul, nomeada como nova Diretora Executiva da ONU Mulheres


 
Phumzile Mlambo-Ngcuka


Nova York (10 de Julho) – O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje a nomeação da Sra. Phumzile Mlambo-Ngcuka, da África do Sul, como o nova Diretora Executiva da ONU Mulheres, a Entidades das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Secretário-geral para uma entrevista coletiva hoje pela manhã. A declaração diz:
 
“A Sra. Phumzile Mlambo-Ngcuka combina uma vasta experiência na defesa de questões de direitos das mulheres com liderança estratégica, construção de consensos e experiência em administração. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Vice-Presidente da África do Sul de 2005 a 2008. A Sra. Mlambo-Ngcuka tornou-se membro do parlamento em 1994, presidindo o Comitê de Serviço Público. Ela foi vice-ministra do Departamento de Comércio e Indústria (1996-1999), ministra de Minas e Energia (1999-2005) e serviu brevemente como ministra interina de Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia em 2004.
 
A Sra. Mlambo-Ngcuka foi Coordenadora da Associação Cristã Mundial de Moças, em Genebra (1984-1986) e serviu como a primeira presidenta da Organização Natal de Mulheres, uma afiliada da Frente Democrática Unida, quando se formou, em dezembro de 1983. Ela criou ainda a Fundação Umlambo em 2008, para dar apoio às escolas em áreas pobres da África do Sul através de orientação e treinamento de professores e no Malawi através de melhorias das escolas com parceiros locais.
 
A Sra. Mlambo-Ngcuka tem mestrado em Filosofia em Planejamento e Política Educacional pela Universidade de Cape Town (2003) e bacharelado em Educação pela Universidade do Lesoto (1980). Em 2003, ela foi premiada com um doutorado honorário pela Universidade de Western Cape.
 
Nascida em 1955, a Sra. Mlambo-Ngcuka é casada e tem três filhos." 


Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.