Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

domingo, 13 de abril de 2014

Driblando o Secure Boot do Windows e instalando o Elementary OS Luna, Ubuntu, Linux Mint

Tutorial enviado pelo amigo Sérgio G. Prada

Vamos ao tutorial:

1º) Instale o Gnu/Linux de sua preferência, ele não será reconhecido pelo sistema;

2º) em seguida, nas opções da BIOS, desative a opção para o "Secure Boot", sendo também recomendável desligar o "Fast Startup" ou o seu equivalente dependendo do fabricante da BIOS.

3º) obtenha a imagem ISO do disco do Boot Repair Disk, que pode ser obtida, no endereço eletrônico  http://sourceforge.net/p/boot-repair-cd/home/Home/;

4º) queime  um CD com o Boot Repair Disk (a imagem tem pouco mais de 550 MB),

5º) dê "boot" no sistema através dele, logicamente dando esta opção de início na BIOS;

6º) entre no Boot Repair Disk e tecle na opção "Recommended Repair" e aguarde a solução automática que tal programa proporcionará.

7º) quando do reinício, o computador será capaz de ler e iniciar todos os sistemas operacionais instalados na máquina com o Grub2.

Opção que não usei (siga por sua conta e risco):

Após o primeiro e segundo passo do tutorial anterior, siga tais procedimentos: através de um "Live CD" do Ubuntu ou de um de seus derivados (o Mint, por exemplo) digitar os comandos em um terminal para a ação do Boot Repair:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.