Blog comprometido com as mais diversas lutas sociais do planeta, particularmente, o que diz respeito a luta pelo socialismo, a ampliação do uso dos software livre Gnu/Linux na busca pela expansão de nossa inteligência coletiva e da cultura livre, além da batalha pela melhoria das condições de vida da população brasileira, sobretudo, do povo negro.

sábado, 1 de abril de 2017

Que filme de super-herói você assistiu hoje? O cinema americano e a comunidade GNU/Linux

Após o 11 de setembro de 2001, dia do ataque às Torres Gêmeas, o presidente dos EUA George W Bush reuniu-se com os estúdios de Hollywood e instou-lhes a produzir filmes que justificassem a ação devastadora que o seu país desencadearia no Oriente Médio. A partir de então toda uma cinematografia, composta da temática heroicizante estadunidense passou a ser construída, voltaram à tela Batman, Homem Aranha, Super Homem, etc. No Brasil tivemos sua contrapartida no "Tropa de Elite 1" de triste memória.
 
Como consequência, e aí é claro que outros fatores também incidirão, temos uma parcela importante da juventude planetária com um discurso de direita aguçado, e que não teve a oportunidade de conhecer as barbaridades cometidas pelas sociedades totalitárias, tanto à direita, quanto à esquerda.
 
É comum que nossos jovens, inclusive, desconheçam completamente o cinema de qualidade, desconhecem cineastas, como : Truffaut, Fellini, Antonnioni, Nelson Pereira dos Santos, etc. premiados nos principais festivais internacionais, e mesmo, a tradição cinematográfica norte-americana, estando à espera com saquinhos de pipoca e copos de coca-cola do próximo filme de super-herói.
 
Ano á ano vemos ser derramada nas mentes juvenis as histórias medíocres e desinteressantes de viés neofascista dos heróis hollywoodianos, corrompendo mentes e apagando memórias.
 
A comunidade GNU/Linux não estaria portanto imune à esta tendência mundial. Os comentários racistas, neofascistas, homofóbicos e misóginos também habitam nossas páginas, coisa que outrora, pouco se via. Dado que o usuário GNU/Linux sempre se pautou por uma postura inovadora e revolucionária, predisposta a dar ao mundo um rumo novo e mais igualitário, onde a liberdade seria um dogma a ser praticado.
 
Vemos até trollagens infantis, como quando alguns nestas páginas escorraçaram jovens brasileiros e libertários que se movimentaram para criar novas distribuições. E em vez de animá-los caíram de pau sobre eles como donos da verdade absoluta e religiosa.
 
Triste perceber que, embora, o sistema operacional continue sendo revolucionário e vanguardista, parte sua comunidade seja tão conservadora, reacionária e hipócrita!
 
Que filme de super-herói você assistiu hoje?
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Brazil License.